Vereador quer subvenção municipal para bombeiros voluntários

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, apresentou requerimento – aprovado na última sessão da Câmara de Nova Odessa – em que solicita informações da Prefeitura sobre a possibilidade de conceder subvenção aos bombeiros civis voluntários do município a partir do próximo ano.

“Esses homens e mulheres desempenham um trabalho que merece ser reconhecido e apoiado em nosso município. Muitas vezes são eles os primeiros a chegar em situações de resgate ou de incêndio e essa agilidade pode salvar vidas”, afirmou Tiãozinho.

“Acredito que uma subvenção seja, além de merecida, uma forma de garantir que eles tenham condições dignas de trabalho”, completou o vereador.

Em maio do ano passado a Câmara aprovou o projeto que deu origem à lei municipal 3543, publicada em 2 de junho de 2022, que reconheceu como de utilidade pública municipal a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Odessa.

A associação foi criada de fato em 2018 com o objetivo de, por meio do voluntariado de profissionais, prestar serviços de apoio à Defesa Civil e atender a população e o poder público municipal nas suas demandas no combate a incêndios, captura de animais perigosos, socorro, entre outros.

A Prefeitura cedeu o imóvel onde está instalada a associação, na Rua Sigesmundo Anderman nº 731, Jardim Éden.

São cerca de 50 integrantes que, de forma voluntária trabalham nas mais variadas formas de ações, sendo inclusive um ponto de apoio para as ações sociais do município e da Defesa Civil.

Em 2021 foram 87 atendimentos pré-hospitalares, 93 incêndios de mata, 3 incêndios residenciais, 4 incêndios veiculares, 3 incêndios em empresas, 9 cortes de árvores e desobstrução de vias, 37 capturas de animais, 2 limpezas da lagoa, 3 limpezas de vias, 3 retiradas de abelhas/marimbondos, 2 quedas de balões, totalizando 246 ocorrências.