Vereador reforça necessidade de atenção a tratamentos oncológicos

Levi quer saber quanto tempo está demorando o atendimento para pacientes com câncer

O vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia, protocolou requerimento na Câmara de Nova Odessa questionando a prefeitura sobre o atendimento de pacientes oncológicos. Com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, muitos pacientes aguardam atendimento e as filas de espera aumentam a cada dia.

Levi afirmou que esse tipo de atendimento não é realizado em Nova Odessa e que os pacientes são encaminhados a serviços credenciados. “As famílias que nos procuram estão em desespero porque recebem o diagnóstico e ficam esperando um retorno que não chega. Muitas vezes elas não entendem o trâmite ou não recebem informações corretas, principalmente quanto tempo leva para que a pessoa receba o primeiro atendimento”, explicou o vereador.

Estudos apontam que quando a doença é diagnosticada no início as chances de tratamento eficaz são maiores, reduzindo a mortalidade, repercussões físicas, psíquicas e sociais causadas pelo câncer.

“Em meio ao total descontrole da pandemia, o número de pacientes que hoje se encontram doentes aumentou muito porque neste período as pessoas não puderam fazer exames e acompanhamento de rotina”, completou Levi.

Diante deste cenário o vereador questiona a prefeitura sobre qual tipo de atendimento o município presta quando é diagnosticado o paciente com câncer e qual o tempo médio de espera após o encaminhamento para tratamento.