Vereador sugere criação de cargos efetivos de tradutor e intérprete de Libras em Nova Odessa

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, sugeriu, por meio de requerimento, a criação de cargos efetivos de tradutores de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no quadro de servidores do município de Nova Odessa.

“Os intérpretes de Libras são responsáveis por facilitar a comunicação de maneira neutra, garantindo o acesso à informação para a pessoa surda que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais”, afirmou o vereador.

O parlamentar ainda afirma que os tradutores de Libras são responsáveis pela tradução de uma língua escrita. Tradutores de Libras convertem, por exemplo, conteúdos de livros e documentos do português para a Língua Brasileira de Sinais.

Ainda, os intérpretes de Libras estão envolvidos nas línguas sinalizadas ou faladas, ou seja, nas modalidades visual espacial ou oral-auditiva. Enquanto alguém está fazendo uma palestra em língua portuguesa, por exemplo, os intérpretes de Libras traduzem em tempo real o que está sendo apresentado. Do mesmo modo, ele pode interpretar para a língua portuguesa o que um surdo está sinalizando, possibilitando que um ouvinte que não conhece Libras entenda o que está sendo falado.

“A ausência destes profissionais em espaços como hospitais, Paço Municipal e outros locais que oferecem serviços públicos resulta em uma dificuldade por parte dos munícipes com deficiência”, completou Tiãozinho.

No requerimento, aprovado pela Câmara na sessão do último dia 30 de outubro, o vereador solicita que o prefeito forneça informações sobre a criação dos cargos e sua inclusão no próximo concurso público a ser realizado pela Prefeitura de Nova Odessa.

Publicado em: 08 de novembro de 2023