Vereador sugere mais um dia de feira noturna em Nova Odessa

Para Cabo Natal, além de fomentar a economia local, projeto é uma opção de lazer para as famílias

A feira noturna de Nova Odessa, implantada a três anos, é um projeto que se concretizou como uma opção de lazer e preservação da cultura local para as famílias da cidade. O vereador Sílvio Natal, o Cabo Natal, propõe agora que a prefeitura autorize a ampliação do projeto, com a permissão para ampliação da ação, que passaria a acontecer duas vezes por semana.

“Nesse período vale destacar a necessidade de ser respeitar todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19, mas a feira já se tornou uma opção de lazer para as famílias da nossa cidade, além de preservar essa tradição da cultura popular”, explicou o vereador.

Ainda considerando as dificuldades impostas pela pandemia, Cabo Natal destacou que a feira é uma oportunidade de geração de emprego e renda. “A feira noturna tem sido uma grande oportunidade de trabalho aos comerciantes e um atrativo diferente para a população”, completou.

Atualmente a feira noturna acontece todas as quintas-feiras, das 18h às 22h, no estacionamento da rodoviária. “Seria muito importante para os comerciantes que aumentasse pelo menos mais um dia na semana essa feira, contribuindo com o aquecimento na economia do município”, disse o vereador.

De acordo com o vereador, ele já teve uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e já estão sendo estudados outros dias e locais para a realização do evento. “Uma das propostas é realizar a feira noturna às sextas-feiras no pavilhão onde o evento acontece aos sábados, mas a secretaria também vai avaliar outros possíveis locais”, completou o vereador.

O requerimento solicitando informações da prefeitura sobre a possibilidade de ampliação do projeto foi aprovado na sessão da última segunda-feira, 29/06.

REGULAMENTAÇÃO - O presidente da Câmara, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, também apresentou proposta para incentivar os feirantes e fortalecer o projeto. Por meio de uma moção, Pelé solicitou a regulamentação da feira noturna.

Como sugestão, o presidente informa ao prefeito que em Jaguariúna existe lei semelhante, já considerada constitucional e sugere uma minuta para a legislação.

Na minuta sugerida para o projeto de lei, o presidente indica que a regulamentação trate da permissão de uso do espaço público e periodicidade da realização. Além disso, sugere que, por decreto, o prefeito estabeleça local, dia e horário, categorias participantes, critérios de seleção, categorias das barracas, controle de frequência, direitos e obrigações dos feirantes, preço público, penalidades, cancelamento e cassação da permissão.