Vereador sugere ‘visita virtual’ para pacientes com Covid-19

Para Levi, medida ajudaria a aliviar a tensão das famílias durante as internações

O vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia (DEM), sugere a implantação das visitas virtuais, por meio de videochamadas, para que pacientes internados com Covid-19 possam conversar com familiares, já que a visita nesse tipo de unidade de saúde não é permitida.

De acordo com o parlamentar, a pandemia transformou a vida e os relacionamentos das pessoas. “Nas unidades que atendem pacientes com Covid-19, o distanciamento dos familiares durante o período de internação gera muita dor e sofrimento. E para minimizar esse sentimento, vários hospitais implantaram o serviço de vídeochamada”, explicou.

Levi, que já apontou a necessidade de apoio psicológico e de ampliação do atendimento em saúde mental para os pacientes após a infecção por Covid-19, destacou que, quando um familiar está internado, a família vive momentos de desespero e estresse, ocasionando problemas emocionais.

“É claro que as famílias precisam conversar com os médicos para receber as informações sobre os pacientes, como já vem acontecendo. Mas saber que depois que o seu familiar interna, você não vai vê-lo, é muito doloroso”, acrescentou. “Acredito que essa videochamada poderia deixar as famílias mais calmas e aliviar a dor desses momentos”, completou.

No requerimento, protocolado na Câmara na terça-feira (22/06), Levi questiona a prefeitura sobre a possibilidade de implantar a visita virtual no município. Se a resposta for negativa, o vereador quer saber os motivos e se for possível ele questiona sobre o prazo.