A sessão da Câmara de Nova Odessa realizada na noite da quarta-feira (dia 26), devido ao feriado de Carnaval e ao ponto facultativo decretado, teve a realização de um debate com representantes da Prefeitura para discutir o serviço de transporte coletivo urbano no município. Vereadores puderam debater questões pontuais e deram sugestões para a melhora do serviço nas linhas municipais.
Estiveram presentes o chefe de Gabinete da Prefeitura, André Faganello, que comandou o departamento alguns anos atrás, e o assessor e atual responsável pelo Setor de Transportes, Carlos Edison Vaughan Junior. A empresa concessionária Rápido Sumaré enviou ofício à Câmara informando que não seria possível o comparecimento ao debate e que os esclarecimentos deveriam ser pedidos ao poder concernente, ou seja, a Prefeitura, a quem sabe a fiscalização do contrato.
O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (MDB), agendou o debate para discutir demandas da população quanto a possível alteração de itinerários e a inclusão de bairros novos como Terra Nova, Residencial Fibra, Jardim dos Ipês e Jardim dos Lagos. “Já existe projeto para contemplar esses bairros recentes, com a inclusão de novo trajeto de linha”, garante André Faganello.
“A questão dos transportes tem evoluído muito no município. Tanto que pesquisa Indsat recentemente mostrou que Nova Odessa é a cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que encerrou 2019 com o maior nível de satisfação dos usuários do transporte público em relação ao serviço oferecido no município. Mas sempre é possível melhorar”, acrescenta o chefe de Gabinete.
Vaughan Junior cita que a maioria das queixas populares é das linhas intermunicipais, gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Foram abordados também assuntos como a colocação de coberturas em mais pontos de ônibus e novas linhas. São cerca de 40 mil usuários por mês nas sete linhas municipais, incluindo estudantes com ‘meia-passagem’ e idosos isentos.
Um dos pontos mais discutidos pelos vereadores foi o transporte para os bairros de chácaras da região do Pós-Anhanguera (Acapulco, Las Palmas e Recreio Represa). Durante 60 dias, entre agosto e outubro de 2018, operou uma linha-teste para atender aos moradores, em dois pares de horários por dia. Mas após todo o período houve apenas 83 passageiros, o que torna a linha inviável financeiramente.
“A gente ouve muita reclamação dos moradores do Pós-Anhanguera”, reforça Tiãozinho. Durante o debate foi dada a sugestão para a Prefeitura permitir que a concessionária explore com vans o serviço nos três bairros de chácaras, de modo a conectar com linhas existentes, como a do Jardim São Francisco. “Inclusive dá pra fazer a ‘baldeação’ com o uso do bilhete eletrônico”, completa Faganello.
Publicado em: 27 de fevereiro de 2020
Publicado por: Assessoria de Imprensa
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