Vereadores estudantes encerram a 20ª legislatura

Os Vereadores Estudantes de Nova Odessa realizaram, na sexta-feira (01/12), a última sessão do ano desta que foi a 20ª legislatura do projeto. Os 24 parlamentares – 12 titulares e 12 suplentes – são alunos dos quintos anos das escolas municipais, eleitos pelos colegas no início do ano – para debater problemas das unidades escolares e da comunidade nas sessões ordinárias que são realizadas uma vez por mês, no plenário da Câmara.

O presidente dessa legislatura, José Alberto da Silva Júnior, aluno da Emeb Almerinda Delegá Delben – Professora, aproveitou a última sessão para fazer um agradecimento aos colegas e os servidores da Câmara envolvidos no projeto. “Quero agradecer aos vereadores e aos suplentes por me ajudarem a realizar meu sonho de ser presidente da Câmara. Faço também um agradecimento especial aos funcionários dessa Casa (...) pelo carinho e pela paciência com todos nós”, disse. “Espero que os nossos projetos ajudem nossas escolas e nossa cidade”, finalizou.

A vereadora Lívia da Silva Moura, aluna da Emeb Danta Gazzetta, também destacou a importância do projeto. “Agradecemos por todo aprendizado que recebemos nesse projeto tão importante, onde vivenciamos, interagimos, crescemos e principalmente aprendemos muito (...) Nós e nossas famílias levaremos para sempre essa linda lembrança e, principalmente, essa conquista que aconteceu durante nossa trajetória escolar”, disse.

“Essa iniciativa é forma de incentivar a cidadania. Essas crianças aprendem um pouco mais sobre a democracia brasileira, sobre a separação dos poderes e o processo eleitoral. Envolvem toda a comunidade escolar nesse processo e, com a participação nas sessões e indicações, também inserem os colegas no debate sobre os problemas da escola, do bairro e do município”, afirmou o presidente da Câmara Wagner Morais.

Durante todo o ano os vereadores estudantes participaram de dez sessões ordinárias, incluindo a sessão de diplomação e posse. Nas sessões eles apresentam indicações de ações, projetos e obras que possam resolver problemas rotineiros das escolas, mas também ampliam o olhar para os problemas do bairro e da cidade de forma geral.

O projeto é desenvolvido anualmente, numa parceria entre a Câmara e a Secretaria de Educação. A eleição dos vereadores estudantes acontece no início do ano com os alunos dos quintos anos e todo o processo é acompanhado e coordenado pela equipe pedagógica de cada escola.

Nesta legislatura a Mesa Diretora foi composta por José Alberto (presidente), pelo primeiro secretário, Théo Pieper, e pela segunda secretária, Beatriz Muler Mota.

Ainda compuseram a legislatura: Lívia Da Silva Moura (Titular), Thainá Luiza Cunha da Silva (Suplente),  Cecília Santos Lovati Ribeiro (Titular), Lorena Sales Silvino (Suplente), Rafael De Souza Custódio Antonelo (Suplente), André Carlos Da Silva Oliveira (Titular), Maria Eduarda Fonseca (Suplente) , Hector Pohl Casassa (Titular), Anallice Milok (Suplente), Maria Eduarda Oliveira Ribeiro (Titular), Fábio Garcia Primo (Suplente), João Vinícius Araújo De Paiva (Titular), Thalles Henrique Dos Santos Ozolin (Suplente), Rebeca Layne Alves Franke (Titular), Rafaela Macedo Nogueira (Suplente), Pedro Isaac Oliveira Batista (Suplente), Manuela Oliveira (Titular), Amélia Oliveira (Suplente), Enzo Henrique Basso (Suplente), Maria Heloísa Monteiro Lima (Titular), Anna Lívia Bugatti Ibarra (Suplente).

Publicado em: 03 de dezembro de 2023