Vereadores estudantes tomam posse nesta quarta-feira na Câmara

Sessão solene acontece na nova sede do Legislativo, a partir das 19h

Os 24 vereadores estudantes (titulares e suplentes) eleitos pelas 12 escolas municipais de Nova Odessa tomam posse na quarta-feira (12/04), em sessão solene que acontece a partir das 19h no novo prédio da Câmara Municipal.

No mesmo dia, de manhã, os alunos farão uma visita à Câmara para conhecer as dependências da Casa de Leis e entender como é o funcionamento do Legislativo Municipal.

O Projeto Vereador Estudante leva ao Legislativo os representantes das escolas municipais de Nova Odessa. Estes são eleitos entre os alunos do quinto ano do ensino fundamental e todo o processo de eleição é conduzido pelos profissionais da Secretaria de Educação.

Após a eleição, registrada em ata por todas as escolas, os vereadores estudantes são “diplomados” na sessão solene, tomam posse, e passam a realizar uma sessão ordinária por mês na sede do Legislativo.

O presidente da Câmara, Wagner Morais, destacou que a conscientização sobre a importância da participação na vida política do município deve começar cedo. “Esse projeto é muito válido porque começa a desenvolver nas crianças o senso crítico e o espírito de participação política, de envolvimento com as causas coletivas do município”, afirmou.

“Quero aproveitar para agradecer e parabenizar todos os profissionais da rede municipal de Educação que se envolvem com esse projeto e despertam os seus alunos para o conhecimento e a defesa de seus direitos, assim como sobre o respeito aos seus deveres de cidadãos”, completou o presidente.

O Programa Vereador Estudante é voltado para os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental regularmente matriculados e tem como objetivo despertar o senso crítico dos jovens alunos, destacando seus direitos e deveres. Os representantes de cada escola são eleitos para trabalhar em favor da comunidade escolar, a exemplo do que ocorre com os vereadores que atuam no Legislativo. Os participantes podem apresentar indicações relativas a todos os segmentos sociais.

O novo prédio da Câmara fica na Avenida João Pessoa, 1.599, Bosque dos Cedros.