Acompanhe nossas redes sociais

Debate discute novos empreendimentos e capacidade hídrica

Câmara sediou debate proposto por vereador para discutir recursos hídricos do município

O diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa (Coden), Ricardo Ongaro, esteve na Câmara Municipal na última segunda-feira (11) para fazer uma apresentação sobre a disponibilidade de água no município para os próximos anos.
 
A visita do dirigente da empresa responsável pelos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos no município atendeu ao requerimento número 494/2018, apresentado pelo vereador Tiago Lobo (PCdoB) e aprovado pela Câmara. O parlamentar pediu a audiência para avaliar a segurança hídrica no município diante da abertura de novos loteamentos. O gerente do Departamento Técnico da Coden, Eric Padela, também participou do encontro, que ocorreu na primeira parte da sessão ordinária do Legislativo.
 
Em 15 minutos de explanação, o presidente da companhia, empresa de economia mista que comemora 42 anos no próximo dia 25, detalhou a composição do sistema de abastecimento da cidade - que conta com cinco represas, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) em funcionamento e outra em construção, na região do Pós-Anhanguera - e garantiu que a empresa está trabalhando para assegurar água tratada à população. Em seguida, respondeu a questionamentos dos vereadores.
 
“Nos últimos seis anos, investimos 50,1 milhões de reais em obras, compra de máquinas e tratamento de esgoto. Essas medidas garantiram a elevação da eficiência do sistema, o que tem permitido que retiremos menos água dos nosso mananciais para abastecer um número crescente de pessoas”, afirmou Ongaro, referindo-se à troca da rede e a produção de água de reúso, na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo.
 
Com a substituição da tubulação, a Coden reduziu o volume de perdas de 45,3% para 26%. De acordo com Ricardo Ongaro, a Coden faz a captação de uma média de 14 milhões de litros por dia, para atender a demanda atual, de 25,4 mil ligações de água. A disponibilidade hídrica para captação deve aumentar a partir do ano que vem, com a entrega da ETA 2, cujas obras foram iniciadas na semana passada, com investimento inicial de quase R$ 3 milhões.


Publicado em: 13 de fevereiro de 2019

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!