Estrutura do Zoológico de Nova Odessa motiva requerimento na Câmara

O vereador Leitinho está solicitando a relação completa de animais no Parque Ecológico

O vereador Cláudio José Schooder, o Leitinho (PDT), está requerendo da Prefeitura de Nova Odessa a relação completa de animais do Parque Ecológico Isidoro Bordon, o Zoológico Municipal. Ele é autor de requerimento que será analisado na sessão marcada para a segunda-feira, dia 18. A preocupação do parlamentar é com a estrutura física do local e os cuidados com os animais silvestres.

“Queremos saber quais são os animais que estão abrigados no Parque Ecológico”, confirma Leitinho. O vereador pretende obter a relação do ano de 2012 até a presente data. “Antigamente tinha um quiosque e muita gente frequentava o lugar. Mas a lagoa está assoreada faz um tempo e estamos preocupados com a estrutura física para os animais”, relata.

Inaugurado em 2004, o Parque Ecológico Isidoro Bordon possui a certificação de Zoológico Municipal pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), tendo hoje cerca de 130 animais, de 15 espécies diferentes, como jacaré, jabuti, tigre d’água-brasileiro, gato-do-mato, anta, tamanduá-bandeira, macaco-prego, lobo-guará, cachorro-do-mato, sagui, veado e arara, entre outros.

Nos casos de denúncias de maus tratos a animais silvestres, o local abriga provisoriamente espécies da fauna local, em um trabalho conjunto da Polícia Militar Ambiental, Setor de Zoonoses e a Defesa Civil. O Parque Ecológico tem 30 mil metros quadrados de área verde e fica aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, das 7h às 17h, na Rua João Bolzan, número 475, no bairro Mathilde Berzin.

Publicado em: 18 de fevereiro de 2019