Meninas 'dominam' a Mesa Diretora do Programa "Vereador Estudante"

Alunos que participam de projeto na Câmara iniciaram trabalhos em sessão

A presença feminina cada vez maior nos espaços da sociedade tem dado amostras em todas as áreas. Um exemplo ocorreu na Câmara de Nova Odessa, que sediou nesta sexta-feira (dia 3) nova sessão do programa “Vereador Estudante”. Além de serem 13 dos 22 vereadores-estudantes (11 titulares e 11 suplentes), três meninas foram escolhidas para compor a Mesa Diretoria: a presidente e a 1ª e a 2ª secretárias.

Na ocasião, tiveram início os trabalhos da 18ª Legislatura do programa, que desde 1999 permite a participação de alunos de 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, para discutir demandas do universo escolar e apresentá-las, na forma de Indicações, para encaminhamento à Prefeitura. Além disso, a iniciativa mostra aos jovens como funciona os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A escolha da Mesa Diretora foi feita por votação entre os titulares, sendo eleita Gabriely Oliveira Felippe como a presidente, Gabrielli Rosa Silva a 1ª secretária e Maria Luiza de Sousa Costa a 2ª secretária. Em seguida, os ‘vereadores estudantes’ apresentaram as Indicações relativas não apenas a suas escolas, mas a todos os segmentos do município. Os temas foram previamente debatidos dentro das escolas.

O vereador e presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), deu as boas-vindas aos participantes do projeto, assim como fez o parlamentar Tiago Lobo (PCdoB). “A missão desses jovens cidadãos é ajudar a melhorar o ambiente escolar e a cidade como um todo. É muito importante a participação”, ressalta Barilon. “São novas visões, que complementam o trabalho dos vereadores”, acrescenta Lobo.

Foram sugeridos diversos assuntos, envolvendo pedidos de mais policiamento, serviços de roçagem, melhorias em asfalto, transporte público, em praças, construção de quadra, retirada de entulhos, combate a queimadas, reciclagem de materiais, coleta seletiva e a sinalização no entorno de escolas.

Uma das Indicações apresentadas foi de Izabelle de Souza Gomes, da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) ‘Prefeito Simão Welsh’. “Poderia ter projeto de Educação Financeira para os alunos a partir do 3º ano, se possível uma vez por semana, para que debatam com os pais, podendo ajudar muito em casa”, indica a vereadora-estudante.

Houve também uma sugestão singela de Heloysa Moreira Carezia, da Emef “Professora Alzira Ferreira Delegá”, que é suplente e exerceu a função de titular na ausência do colega de unidade. “Nos pontos de ônibus que estão com vidros estamos observando que alguns passarinhos estão morrendo, porque não enxergam o vidro”, diz. Ela sugere a colocação de adesivos de modo a ‘espantar’ os pássaros dos locais.

As reuniões do “Vereador Estudante” ocorrerão sempre na primeira sexta-feira de cada mês, a partir das 8h30, com as portas abertas ao público e inclusive tendo transmissão ao vivo através da página da Câmara de Nova Odessa no Facebook, além do material ser disponibilizado em canal no YouTube e no perfil do Instagram. A próxima sessão com os alunos está marcada para o dia 7 de junho.

Publicado em: 03 de maio de 2019