Vereador insiste na disponibilidade de doses do soro antiescorpiônico

Nenê Réstio envia requerimento à Unicamp pedindo medicamento disponível na cidade

O vereador Angelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio (MDB), teve aprovado na Câmara esta semana e encaminhou requerimento para a DRS-7 (Diretoria Regional de Saúde) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) solicitando informações sobre a possibilidade de disponibilizar doses do soro antiescorpiônico no Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’, em Nova Odessa.

No mês passado o Legislativo sediou um debate com técnicos da Prefeitura para falar a respeito do trabalho preventivo e do protocolo de atendimento em casos de picadas dos animais aracnídeos. Agora, Nenê Réstio enviou ofício solicitando informações do setor responsável na sede da DRS-7, em Campinas, além do CCI (Centro de Controle de Intoxicação) da Unicamp.

O vereador tem buscado informações do assunto desde novembro do ano passado e anteriormente recebeu a informação de que o município está inserido na lista constante da Nota Informativa nº 134, do Ministério da Saúde (Governo Federal). Ou seja, a soroterapia do CCI da Unicamp é o local de liberação do atendimento aos pacientes novaodessenses.

“Sempre ficamos sabendo de casos em que pessoas encontram esses animais peçonhentos em suas casas e quintais”, reforça Nenê Réstio. “E a preocupação aumenta com relação às crianças e idosos, que são mais vulneráveis”, acrescenta o vereador. “(O soro) estando mais perto é melhor, porque a distância até Campinas pode ser excessiva para alguns casos mais graves”, reforça.

Nova Odessa registrou no ano de 2008, quando os dados começaram a ser anotados, 36 notificações. Em 2009, 13 ocorrências, seguido de 30 em 2010, 43 em 2011, 45 em 2012, 28 em 2013, 62 em 2014, 22 em 2015, 26 em 2016, 48 em 2017 e 40 em 2018. Este ano foram 20 comunicações até maio, todas leves. Em todo o período, apenas quatro casos foram moderados e dois graves, sem óbitos.

A analgesia é o procedimento padrão para quase todos os casos, considerados leves. Quando há sintomas adicionais além da dor, como taquicardia, hiper (ou hipo) tensão, o paciente fica em observação. E nos casos mais extremos é necessário o soro, requisitado junto ao departamento específico da Unicamp, ou com encaminhamento do paciente à unidade.

O vereador soube, em audiência pública da Saúde realizada recentemente na Câmara, que teria sido celebrado um acordo da Municipalidade com órgãos estaduais, para que os pacientes da cidade passem a ser atendidos com soro em Americana. “Queremos saber as informações mais concretas e oficiais”, completa. Nenê Réstio sugere a manutenção de ao menos quatro doses do soro no município.

Publicado em: 05 de junho de 2019