‘Vereadores estudantes’ pedem ações contra dengue e melhorias em escolas

Alunos que integram projeto na Câmara realizaram a 2ª sessão nesta sexta-feira

A Câmara de Nova Odessa sediou nesta sexta-feira (dia 7) a 2ª sessão do programa “Vereador Estudante” em 2019, que integra a 18ª Legislatura. Desde 1999, o programa permite a participação de alunos de 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, para discutir demandas do universo escolar e apresentá-las, na forma de Indicações, para encaminhamento à Prefeitura.

A iniciativa tem a participação de 22 estudantes (11 titulares e 11 suplentes) e explica como funciona os Poderes Executivo e Legislativo. Ana Carolina Lanzoni, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Paulo Azenha’, pede a reforma no teto, pintura, mais ventiladores em salas, ter aulas de Informática, melhorias no pátio e arrumar as redes dos gols de futebol e a rede na tabela de basquete.

Já Murilo Demori Rodrigues, da Emef ‘Profa. Alzira Ferreira Delegá’, solicita a reforma da quadra e a colocação de arquibancadas, enquanto Arthur Monteiro Gomes, da Emefei ‘Profa. Therezinha Merenda’, pede a troca das lousas, querendo as encurvadas, para facilitar a visão de todos na sala. “Ajuda na visualização dos alunos que sentam próximo as paredes”, explica o vereador-estudante.

Esther Lino da Silva, da Emef ‘Almerinda Delben’, fez Indicação por ações de preservação e conservação em nascentes localizadas no bairro Klavin. A presidente da “Câmara Jovem”, Gabriely Felippe, solicita mais iluminação no entorno da Emef ‘Dante Gazzetta’, no Centro, nas ruas Aristeu Valente e Washington Luís. Da Emef ‘Salime Abdo’, Mariana Carvalho pede uma cobertura e a pavimentação do caminho até a quadra, para facilitar o acesso dos alunos durante os dias de chuva.

Vereadora pela Emefei ‘Augustina Paiva’, Maria Luiza Costa pede junto do suplente Elton Junior Gomes a manutenção das áreas de lazer da escola e do bairro Jardim São Francisco, além da ampliação dos horários de transporte coletivo. Por sua vez, Lucca Braga Coelho, da Emef ‘Alvina Maria Adamsom’, requer ações contra a dengue no Jardim São Jorge, próximo ao Ribeirão Quilombo, “porque há vários alunos e funcionários doentes”. Por fim, Gabrielli Rosa Silva, da Emefei “Haldrey Michelle Bueno”, solicita a retomada da construção da quadra poliesportiva.

As reuniões do “Vereador Estudante” ocorrem na primeira sexta-feira de cada mês, a partir das 8h30, com as portas abertas ao público e inclusive tendo transmissão ao vivo através da página da Câmara de Nova Odessa no Facebook e em canal no YouTube, além das fotos serem disponibilizadas em perfil no Instagram. A próxima sessão com os alunos está marcada para o dia 2 de agosto.

Publicado em: 07 de junho de 2019