Vereador sugere adoção de cadastro habitacional online

Tiago Lobo esteve na Secretaria de Habitação de Americana conhecendo sistema

Ex-diretor de Habitação em Nova Odessa, o vereador Tiago Lobo (PCdoB) está sugerindo que a Prefeitura passe a utilizar o sistema de Cadastro Habitacional Online para as famílias interessadas em projetos de interesse social. Na sexta-feira (dia 14), o parlamentar esteve com Charley Petter Cornachione, secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Americana, buscando informações da plataforma que permite o cadastramento de dados pela internet.

Desde setembro do ano passado, a Prefeitura americanense está utilizando o sistema eletrônico, que foi desenvolvido e cedido sem custos pela Cooperteto (Cooperativa Nacional da Habitação e Construção). Além de facilitar aos munícipes, que podem se cadastrar a qualquer momento e sem filas, dá mais transparência e agilidade ao processo de seleção nos projetos habitacionais de interesse social.

O sistema pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Americana, mas também pessoalmente, na sede da Secretaria. É uma atualização permanente, sem necessitar de períodos específicos de cadastramento. As pessoas inclusive são avisadas, por email ou mensagem SMS (via celular), para a atualização dos dados, que são declaratórios e precisam ser comprovados quando o cidadão for chamado.

“É uma modernização que estamos sugerindo para o cadastro habitacional da Prefeitura em Nova Odessa”, destaca Tiago Lobo. No ano passado, o vereador encaminhou requerimento à Administração Municipal, pedindo informações sobre a possível adoção do sistema desenvolvido pela Cooperteto. Agora, Lobo volta a requisitar que o município adote a metodologia utilizada na cidade vizinha.

Cornachione ressalta que o sistema americanense está pronto para a implantação futura do chamado ‘Sistemão’, do Governo Federal, que deve unificar os dados de todos os municípios. “O banco de dados ‘conversa’ com outros e, como é sincronizado, pode ser usado com mais facilidade”, cita o secretário de Habitação. Em menos de um ano, mais de 5 mil interessados se cadastraram em Americana.

Publicado em: 17 de junho de 2019