Sugerida intérprete de Libras em todos os eventos públicos oficiais

Vereador Tiãozinho defende profissional de Língua Brasileira de Sinais para ocasiões

Setembro é o mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência, com objetivo de gerar visibilidade para a causa. Pensando nisso, o Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (MDB), está sugerindo que todos os eventos públicos oficiais em Nova Odessa tenham a presença de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O assunto está contido em requerimento protocolado na Câmara.

A Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, reconheceu oficialmente a Libras como “forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria”. O objetivo é transmitir ideias e fatos para as pessoas surdas no país. “Essa mesma lei determina que o Poder Público deve garantir formas de apoiar o uso e a difusão da língua”, destaca.

Setembro foi escolhido porque se comemora no dia 21 o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”. Tiãozinho lembra que a Câmara traz para todas as sessões realizadas neste mês a presença de uma intérprete de Libras. “Queremos a ampliação dessas ações no município, de forma a incluir ainda mais essa parcela da comunidade”, completa. O requerimento deve ser votado na próxima semana.

Publicado em: 04 de setembro de 2019