‘Vereadores Estudantes’ conhecem gabinetes e Secretaria da Câmara

Alunos do projeto conheceram funcionamento do Poder Legislativo após sessão

Depois de conhecer o gabinete do prefeito de Nova Odessa no mês passado, os participantes do programa “Vereador Estudante” puderam visitar nesta sexta-feira (dia 1º) os gabinetes dos parlamentares e a Secretaria da Câmara Municipal. Foi também ocasião da 6ª sessão de 2019, a penúltima da atual Legislatura. O programa envolve alunos de 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais.

Os estudantes discutem demandas do universo escolar, apresentando-as na forma de Indicações para encaminhamento posterior à Prefeitura. Aluna da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Almerinda Delegá Delben’, Esther Lino da Silva sugeriu a colocação de contêineres de coleta de lixo em todos os bairros, para a expansão da coleta seletiva no município.

Lucca Braga Coelho, da Emef ‘Alvina Maria Adamsom’, pediu melhorias no calçadão da Rua Alexandre Bassora, como limpeza e pintura no local. Já Arthur Monteiro Gomes, da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) ‘Profa. Therezinha Merenda’, solicitou uma faixa de pedestres em frente ao portão de acesso lateral da escola, para “dar mais segurança na entrada e saída”.

Por sua vez, Murilo Demori Rodrigues, da Emef ‘Profa. Alzira Ferreira Delegá’, solicitou para os bairros Vila Letônia, Green Village e Lopes Iglesias a construção de uma rotatória próxima da Avenida Carlos Botelho, na saída dos bairros e sentido ao Centro. “Os condutores, ao se dirigir pelo trajeto, ultrapassam a faixa contínua e infringem leis de trânsito, colocando vidas em risco”, descreve o estudante.

Lorena Morais dos Santos, da Emefei ‘Osvaldo Luís da Silva’, citou a necessidade de reforma para a quadra do bairro Jardim Marajoara. “O chão é muito áspero e quando as crianças vão brincar podem se machucar. Além da pintura estar desgastada e faltar uma das traves do futebol”, relata.

Pela Emefei ‘Simão Welsh’, Izabelle de Souza Gomes solicitou informações da Prefeitura sobre a existência de estudo ou projeto a respeito da substituição do parquinho. Segundo ela, “porque existem pregos aparentes, rachaduras na madeira e brinquedos danificados, expondo os alunos ao risco” no Jardim Santa Rita 2.

A presidente do programa, Gabrielly Oliveira Felippe, apresentou Indicação para instalar lixeiras móveis próximo da Emefei “Dante Gazzetta”, assim como no Centro e no bairro Jardim Santa Rosa. Ela solicita ainda a manutenção do calçamento nas ruas da escola – Rio Branco, Aristeu Valente e Washington Luís.

Gabrielli Rosa Silva, da Emefei “Haldrey Michelle Bueno”, pediu mais segurança no horário de saída dos professores em dias de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). Além disso, policiamento nos horários de entrada e saída dos alunos, no Jardim São Manoel. Ela cita que veículos particulares são estacionados de modo irregular e obstruem o acesso à rampa de acesso. Mesmo quando orientados por funcionários, alguns “não aceitam e tentam discutir”.

A aluna Maria Luiza Costa, da Emefei ‘Augustina Paiva’, solicitou reformas na unidade do Jardim São Francisco, como lousa nova para a sala de artes, novos toldos e a manutenção, com eventual troca, das persianas. Por fim, Mariana Rafaela de Carvalho pediu a pintura interna da Emef ‘Professora Salime Abdo’. A última sessão do programa está marcada para o dia 6 de dezembro, a partir da 8h30.

Publicado em: 01 de novembro de 2019