Sugerido programa de saúde auditiva em escolas municipais

Vereador Tiãozinho encaminha requerimento à Prefeitura defendendo trabalho preventivo

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (MDB), teve aprovado durante a sessão da Câmara de Nova Odessa realizada esta semana um requerimento à Prefeitura solicitando informações a respeito da possibilidade de implantação de um programa de saúde auditiva em escolas da rede municipal de ensino. O foco é a prevenção e o acompanhamento de eventuais problemas.

“Desde a vida intrauterina, a audição já está desenvolvida e permite que o feto capte os estímulos sonoros e se relacione com o meio que o cerca. A deficiência de audição na infância pode trazer danos irreversíveis no desenvolvimento da fala e influenciar negativamente os aspectos familiar, social, emocional, cognitivo e educacional”, descreve no requerimento.

Ou seja, a importância da saúde auditiva é notável em todas as idades. “É de extrema importância conhecer as origens da perda auditiva e saber como preveni-la” explica o vereador. Segundo Tiãozinho, a implantação de um programa de do tipo na rede municipal de ensino é “imprescindível”, uma vez que o chamado ‘déficit de audição’ pode ser corrigido se constatado precocemente.

“Sabemos que a Prefeitura de Nova Odessa já realizou avaliações auditivas de alunos, através de parceria do Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Educação. Além disso”, lembra o vereador, “a Apadano (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa) realiza um trabalho importante na cidade”. A sugestão é por um trabalho “mais amplo e permanente” na rede.

Publicado em: 06 de dezembro de 2019