‘Parada Poética’ entra no calendário oficial de Nova Odessa

Projeto da vereadora Carol Moura aprovado institui o sarau de poesias como data permanente

“Poesia de primeira em uma noite de segunda”. Esse é o lema do sarau literário ‘Parada Poética’, realizado uma vez por mês na antiga Estação Ferroviária de Nova Odessa e que na segunda-feira, dia 9, completa sete anos. Na sessão da Câmara realizada esta semana, a vereadora Carol Moura (Podemos) teve aprovado projeto de lei de sua autoria que institui o evento no calendário oficial do município.

O objetivo do sarau de poesias é difundir a literatura por meio da palavra falada, cantada, exposta, declamada, embalada e compartilhada. “A ‘Parada Poética’ é uma das coisas muito legais que acontecem em Nova Odessa”, destaca Carol Moura. “É muito gratificante ver uma reunião mensal de pessoas, de diferentes faixas etárias, falando sobre literatura e poesia”, acrescenta.

O evento é realizado na segunda semana de cada mês, sempre às segundas-feiras. Ao longo desses sete anos já foram promovidas mais de 75 edições, trazendo artistas renomados e ao mesmo tempo proporcionando espaço para ‘anônimos’. Já se tornou uma referência no Estado de São Paulo e é realizado com apoio da Prefeitura de Nova Odessa, através da Diretoria de Cultura e Turismo.

Com textos autorais e também de escritores consagrados, a ‘Parada Poética’ insere alunos de escolas de Nova Odessa e toda a região em uma experiência literária, provocativa e libertária. Os participantes podem se inscrever e usar um microfone livremente para declamar poemas, fazer discursos e cantar. O mestre de cerimônias é o cantor e compositor de rap novaodessense Renan Inquérito.

Em 2015, a ‘Parada Poética’ foi premiada pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal, na categoria “Circulação e Difusão Literária”. E em 2017, contemplada pelo Programa de Ação Cultural ProAC ‘Saraus Culturais’, do Governo Estadual. A vereadora reitera que a iniciativa é merecedora de se tornar um evento oficial, como ocorre com a tradicional Festa das Nações de Nova Odessa.

“(A ‘Parada Poética’) É uma referência na região e copiada por outros municípios. Colocando no calendário oficial, o evento se perpetua”, completa Carol Moura. O próprio Renan agradece pelo reconhecimento. “É um presente de aniversário conseguir que, nessa data de sete anos, seja aprovado o projeto de lei para garantir que a ‘Parada Poética’ não acabe e esteja no calendário oficial”, diz.

Publicado em: 06 de março de 2020