Secretaria de Saúde apresenta despesas e ações contra a Covid-19

O secretário Vanderlei Cocato apresentou informações aos vereadores e a população

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa apresentou na Câmara nesta sexta-feira (dia 29), em audiência pública virtual, a prestação de contas sobre as ações desenvolvidas nos quatro primeiros meses do ano, sobretudo as medidas adotadas no combate ao novo coronavírus (Covid-19) Os dados dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril foram mostrados aos vereadores e a população por meio de videoconferência, com a interação ao vivo ocorrendo via transmissão por Facebook.

A audiência foi comandada pelo vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (PSDB), presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara. O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, e a secretária-adjunta, Solange Strozzi, trouxeram coordenadores de setores para apresentar os dados aos vereadores (por Skype) e a população pôde interagir por meio de comentários pelo Facebook.

Estiveram acompanhando ainda a audiência pública o presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), e os vereadores Antonio Alves Teixeira, o ‘Professor Antônio’ (PSD), Avelino Xavier Alves, o ‘Poneis’ (PSDB), Carla Lucena (PL), Carol Moura (Podemos), Cláudio José Schooder, o ‘Leitinho’ (PSD), Elvis Ricardo Maurício Garcia, o ‘Pelé’ (PSDB), e Tiago Lobo (PV).

O quadrimestre inicial do ano registrou um total de 9.123 consultas médicas realizadas no Ambulatório de Especialidades, com destaque para Ortopedia (2.066), Psiquiatria (1.731), Cardiologia (954), Urologia (780) e Dermatologia (768). Também houve 445 internações, sendo 247 na Clínica Médica, 98 na Maternidade, 72 na Clínica Cirúrgica e 18 na Pediatria.

Foram realizados 98 partos entre janeiro e abril, sendo 58 cesarianos e 40 normais. O número é muito próximo ao do quadrimestre anterior; 95, dos quais 57 cesáreas e 38 normais. Uma mudança foi que nos quatro meses finais de 2019 nasceram 50 crianças do sexo feminino e 45 do masculino, enquanto que no começo de 2020 foram 46 meninas e 52 meninos.

Saúde – Um ponto citado pelo secretário foi a realização de 3.793 atendimentos pelo Setor de Recadastramento da Saúde no 1º quadrimestre. “Até agora são 39 mil moradores recadastrados e com o Cartão +Saúde em mãos. A maioria da população”, ressalta Cocato. Do total, 45% são homens e 55% mulheres. O documento é exigido para agendar consultas e exames na rede municipal.

Os gastos com ações judiciais, a chamada ‘judicialização da Saúde’, tiveram aumento do quadrimestre final de 2019 em relação ao inicial de 2020: R$ 880 mil ante R$ 696 mil. Quanto aos investimentos no setor, de janeiro a abril foram R$ 341 mil em ampliação e reforma e R$ 58 mil com equipamentos e móveis. O custeio foi de R$ 21,015 milhões nos quatro meses, diante de R$ 17,4 milhões nos anteriores.

O Boletim Epidemiológico de Covid-19 mostra 37 casos confirmados (dois óbitos), 13 curados, 37 negativos, 21 em investigação (dois óbitos) e 88 pessoas com gripe acompanhadas. A Secretaria de Saúde afastou 53 servidores e 20 aguardam resultado de avaliações por terem hipertensão, diabetes, etc. No período da pandemia foram contratados cinco enfermeiros e 13 técnicos de enfermagem.

No mês de abril entrou em funcionamento o Hospital de Campanha na antiga UBS (Unidade Básica de Saúde) no Jardim Alvorada, que atua como Unidade Respiratória em auxílio no enfrentamento da Covid-19. Em alguns dias foram 333 atendimentos realizados, entre enfermagem (124), consultas médicas (120), eletrocardiograma (8), internações (6), laboratório (53), raio-x (15) e tomografia (7)

O secretário de Saúde informou que existem dez respiradores no município, três deles portáteis para transporte: seis deles no Hospital Municipal e quatro na Unidade Respiratória. “Todos os gastos relativos ao coronavírus são averiguados por um comitê nomeado pelo prefeito e ficam disponibilizados no site da Prefeitura, pelo Portal da Transparência”, completa Cocato.

Publicado em: 31 de maio de 2020