Vereadores estudantes recebem posse nesta sexta

Os 36 vereadores estudantes de Nova Odessa, titulares e suplentes, eleitos para esta que será a 11ª legislatura do programa, serão empossados nesta sexta-feira (27/03) no Plenário da Câmara Municipal. A sessão de posse é aberta ao público e está programada para as 9 horas sob a presidência do Chefe do Legislativo da cidade, José Mario Moraes.
Estão participando estudantes do ensino fundamental, de 18 escolas estaduais, municipais e particulares do município. Eles já se reuniram pela primeira vez na semana passada para realização de treinamento no plenário da Câmara. Na ocasião, foram instruídos acerca do programa e seu funcionamento durante todo o ano letivo.
O projeto “vereador estudante” foi criado em 1999, através de uma lei do então vereador Dimas Starnini, que atualmente é o Coordenador de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Abastecimento de Nova Odessa.
A ordem das reuniões dos estudantes assemelha-se a dos vereadores tanto na forma da organização quanto no jeito de discutir e votar as indicações.
Todas as proposições serão encaminhadas para a Administração Municipal pelo presidente da Casa a exemplo do que é feito normalmente com as proposituras dos parlamentares “adultos”.
 A aplicação do projeto “vereador estudante” promete mexer com os participantes e incentivar a prática da atividade. Além das sessões, os alunos irão assistir as reuniões oficiais da Casa e contar com auxílio de um parlamentar em todas as reuniões que realizarem.
O debate sobre as indicações a serem apresentadas serão amplamente discutidos nas escolas em assembléias, antes de serem oficializados na Câmara. O objetivo é despertar o senso crítico dos estudantes, delimitado por noções claras de seus direitos, mas também de seus deveres.
Este ano, a exemplo do que vem ocorrendo desde a implantação do projeto, os vereadores-estudantes se reunirão sempre nas últimas sextas-feiras de cada mês até novembro. Em dezembro serão encerradas as atividades do ano.
Confira a lista dos vereadores eleitos para 2009:
EMEF Alzira Ferreira Delegá
Julia Silva de Moraes Carlin e Stevan Gabriel dos Santos