Vereadores visitam Comunidade Geriátrica

Esta semana, oito vereadores de Nova Odessa estiveram na Comunidade Geriátrica da cidade. Atendendo ao convite formulado pela diretoria da entidade, os parlamentares visitaram a instituição, conversaram com os internos e conheceram a realidade financeira do local.

Mesmo aqueles que já conheciam o local, confirmaram que a área é um exemplo de cuidado, limpeza e boa administração. O lugar funciona 24 horas por dia, com atendimento ininterrupto às pessoas que moram lá. Os vereadores puderam observar que todo trabalho é feito com muita responsabilidade aos idosos internados.
A Comunidade Geriátrica conta com 16 funcionários e tem capacidade para abrigar 22 internos, mas atualmente conta com 19 idosos no toal. As vagas disponíveis são no chalé masculino, mas a administradora Maria do Socorro Sernaglia já adiantou que o número de internações será ampliado para 30, após a conclusão das obras de um novo chalé já em fase de acabamento.
A construção é resultado de uma parceria com a Conpacel (antiga Ripasa), que através de um concurso com seus funcionários premiou um projeto apresentado pela instituição. Na oportunidade, inclusive, o Agente de Desenvolvimento de Recursos Humanos da empresa, Klinder Coelho dos Santos esteve na entidade para verificar do andamento dos trabalhos.
A mobília dos novos aposentos vai ser adquirida também com ajuda de terceiros. Nesse caso, o Rotary Club, um dos colaboradores da Geriátrica é quem vai doar a verba arrecadada com a realização de um evento beneficente para essa compra.
A ampliação de leitos também será uma forma de ampliação na arrecadação da Comunidade. A tesoureira Zoila Oliveira Gonçalves explicou que a situação financeira manteve-se estável até aqui, mas que ficará delicada com o aumento dos preços e estagnação nas receitas. “O problema é que nós temos quase sempre os mesmos valores de entrada há muito tempo, enquanto que os de saída aumentam cada dia mais”, explicou.
O presidente da entidade, Miguel Jorge de Almeida, comentou que pediu à Administração Municipal o aumento da subvenção destinada aos idosos da casa, que atualmente é de R$ 6 mil mensais. “Nós temos todas as certidões negativas, andamos com a nossa papelada toda em ordem e por isso, temos a documentação necessária para sermos contemplados com o benefício, inclusive a de utilidade pública”, argumentou.
Ele afirmou, entretanto, que esse aumento somente poderia ser concedido em caso de aprovação de uma lei para esse fim, na Câmara Municipal. Todos os parlamentares presentes na ocasião concordaram que, caso o Executivo encaminhe projeto nesse sentido, serão favoráveis.
Adriano Lucas Alves (PSDB), Ângelo Roberto Réstio (PMDB), Antonio José Rezende Silva (PDT), Cláudio José Schooder (PDT), Gervásio de Brito (PDT), José Carlos Belizário (PSDB), Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT) e Vagner Barilon (PSDB) são os vereadores que participaram da visita na instituição.

Publicado em: 25 de março de 2009

Publicado por: Renata Pavan