Pólo Legislativo discute segurança pública na Câmara de Monte Mor

Presidentes de Câmaras discutem Segurança Pública na quarta reunião do Pólo Legislativo que ocorreu em Monte Mor.

A Câmara de Monte Mor foi sede da quarta reunião do Pólo Microrregional Legislativo, entidade que reúne os chefes do Legislativo de seis cidades (Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor) da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (24/04) com o tema Segurança Pública.

No encontro, que contou com a presença de quatro presidentes, vereadores daquele município e autoridades militares, foram discutidas diversas questões relacionadas ao assunto. Um ofício apontando essas situações será levado à Secretaria de Segurança Pública pelos componentes do Pólo. A entrega será realizada em reunião a ser agendada com o secretário Antonio Ferreira Pinto, por sugestão do presidente de Nova Odessa, José Mário Moraes (PMDB).

O primeiro ponto destacado é que existe uma diferença entre a área da RMC e a base de atuação dos Comandos da Polícia Militar, o que dificulta uma política comum aos municípios de uma mesma região; a diferença salarial entre os policiais, de acordo com adicional de local de exercício, situação que tem provocado um desinteresse de muitos profissionais pelo interior; além da necessidade de ampliação de projetos de segurança pública para a área rural.

A necessidade da aproximação entre Polícia Militar, Civil e Guardas Municipais, assim como a importância da conscientização, principalmente no caso das crianças, para a correta utilização dos telefones de emergência, foram outros assuntos levantados. Durante o encontro, o presidente da Câmara de Monte Mor, Rogério Maluf (PDT), aproveitou para solicitar o apoio dos demais parlamentares para repudiar a reabertura da cadeia naquele município.

Para José Mário Moraes, as câmaras precisam dar um retorno à população das cobranças que recebem. “A conscientização política cresceu muito e quem está mais perto dos munícipes são os vereadores, que acabam recebendo o impacto dos desejos e anseios do povo. Nós temos que buscar alternativas e corresponder a essas expectativas”, afirmou.

“Todos concordamos que a segurança pública é um dos principais problemas enfrentados nos municípios e que a nossa região, devido à presença de um presídio em Hortolândia e ao crescimento populacional, tem se tornado mais violenta”, disse Anízio Tavares da Silva (DEM), de Santa Bárbara d’Oeste.

Já o chefe do Legislativo de Monte Mor, Rogério Maluf, ressaltou sua preocupação com relação a possível reativação da Cadeia Pública. “O prédio não possui estrutura para receber detentos, a cadeia está no centro da cidade e nosso temor é com as superlotação e rebeliões”, frisou.

Cauê Macris (PSDB), de Americana, afirmou que levar essas situações ao gabinete do secretário estadual não será problema, uma vez que ele possui bom trânsito junto ao Governo. “Meu pessoal poderá agendar a reunião sem problemas. Acho importante que o Governo conheça nossas carências para resolvê-las”, declarou.
Nova reunião do Pólo foi agendada para o dia 29 de maio na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste.

Publicado em: 27 de abril de 2009

Publicado por: Renata Pavan