Leitinho busca solução para falta de água no Marajoara

O vereador Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho, se reuniu com moradores e engenheiro da Coden para discutir o problema de falta de água no bairro.

O vereador Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho, acompanha de perto o problema com a falta de água, enfrentado por moradores do Jardim Marajoara. Segundo relato de vários munícipes há alguns anos eles enfrentam esta situação.

Porém o problema foi amenizado, há cerca de dois anos, com a intervenção deste vereador, mas a aproximadamente seis meses voltou a se agravar. Os moradores dizem que além do produto chegar em pouca quantidade, não tem pressão. “Sai um fiozinho de água. É muito fraca. Se a vizinha abre a torneira pára de vir na minha casa”, comentou a dona de casa Maria Marioto.

Na tarde desta quinta-feira (07/05), Leitinho se reuniu com os moradores das ruas Joaquim Lourenço da Silva e José Carlos de Oliveira. O vereador também convidou para este encontro o diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento), Ricardo Ongaro, que não pôde comparecer e se fez representar pelo engenheiro Renan Cogo.

“Queremos encontrar uma solução para o problema. A intenção é de ajudar. A gente ouve os moradores e vê o que pode ser feito pela Administração Municipal”, comentou Leitinho.

Crítica - A situação mais crítica aconteceu no último final de semana. A Prefeitura estava fazendo um serviço de desassoreamento na captação do São Jorge e com isso faltou água no Marajoara. “Neste final de semana não tinha um copo de água nas torneiras, nem pra gente beber”, reclamou a dona de casa Elizabete Taffe dos Santos.

O vereador vendo a situação dos munícipes falou com o prefeito Manoel Samartin (PDT). “É verdade que não tinha água nas casas, nem para dar descarga nos banheiros. Foi uma situação atípica. Mas assim que soube, o prefeito mandou um caminhão-pipa imediatamente no bairro”.

Leitinho ressaltou que Samartin tem demonstrado preocupação com o abastecimento da cidade. Este trabalho de desassoreamento que será feito nas represas, visa maior armazenamento. Além disso, já foi anunciada a liberação para a construção de mais duas represas no município. “A Administração nos atende prontamente, por isso agradecemos ao prefeito e aos responsáveis na Coden”.

Reservatório - Alguns moradores acreditam que deveria ter um reservatório nas proximidades do bairro. Isso porque a água que abastece este loteamento está em reservatório localizado próximo do Jardim Alvorada. “O trajeto que a água tratada faz para chegar até aqui é longo e cheio de caminhos, por isso não chega em abundancia até a parte mais alta deste bairro”, comentou Leitinho. Na opinião dele poderia até manter o mesmo reservatório, porém mudar a tubulação.

De acordo com ele, a água vem do Jardim Alvorada, desce a avenida Eddy Freitas Crisciuma e passa pela Avenida Ampélio Gazzeta para ir para o bairro Marajoara. As primeiras ruas recebem água normalmente, o problema se concentra no ponto mais alto.

A proposta é que faça caminho diferente, vindo do reservatório do Klavin direto ao Marajoara, passando pela Eduardo Karklis e Avenida Brasil para chegar ao ponto mais alto, atualmente mais prejudicado.

“A intenção é solucionar o problema. Sabemos que a Administração trabalha com prioridades e tem nos atendido, mas a população tem sofrido muito com este problema”, frisou Leitinho.

O engenheiro da Coden comentou que estão fazendo um estudo, visando minimizar as perdas e também vão analisar o que poderá ser feito para resolver este problema no bairro.

Publicado em: 08 de maio de 2009

Publicado por: Marineuza Lira