Debate sobre desenvolvimento do município acontece hoje, às 16 horas

Vereadores se reúnem nesta segunda (11/05), às 16 horas, no Plenário, para um debate sobre o desenvolvimento do município. Em seguida, às 18 horas, terá início a sessão ordinária.

Os vereadores se reúnem hoje, às 16 horas, com o coordenador de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Dimas Antonio Starnini. Eles vão debater sobre o desenvolvimento do município.

A iniciativa foi do presidente José Mário Moraes (PMDB), tendo em vista os números apresentados em relação à geração de novos empregos e à implantação de indústrias no município.

Starnini deverá prestar informações sobre os trabalhos realizados no quadriênio 2005/2008, assim como sobre as perspectivas e projetos para os próximos anos.

Sessão - A sessão ordinária tem início às 18 horas. A parte de Expediente traz nove moções e 35 requerimentos. O vereador Ângelo Roberto Réstio (PMDB) preocupado com a falta de kits de atendimento para os portadores de diabetes apresenta Moção de Apelo ao Governo do Estado e a Secretaria de Saúde. Ele pede o aumento do repasse financeiro para a aquisição dos kits.

O vereador Adriano Lucas Alves (PSDB) apresenta duas moções de Apelo ao prefeito Manoel Samartin (PDT). Uma para que o chefe do Executivo não desconte os dias parados dos vencimentos das ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) e outra para que adote medidas voltadas a recolocação de vigilantes nas escolas. Essas proposituras também receberam a assinatura do vereador tucano Vagner Barilon.

Na parte de requerimentos, o vereador Ângelo Roberto Réstio  apresenta uma proposição que pede encaminhamento ao prefeito das reivindicações apresentadas pelos moradores do Jardim São Manoel, Residencial 23 de Maio e jardins Santa Rita I e II. Os pedidos são para a implantação de melhorias em área institucional, projeto para evitar inundações nas ruas 20 e Fioravante Martins e implantação de parque infantil.

Em outra o vereador encaminha abaixo assinado elaborado pelos pais de aluno da 5ª série E da Emef Professora Salime Abdo, para a manutenção de uma professora em sala de aula.

O vereador Adriano Lucas Alves (PSDB), com apoio dos colegas de bancada, José Carlos Belizário e Vagner Barilon apresenta requerimento onde pede informações ao prefeito sobre os kits escolares e sobre a realização de estudos voltados a implantação do “Vale Educação”. Ele também quer saber sobre a substituição de professores na rede municipal de ensino.

Já o vereador Belizário quer informações do prefeito no sentido de adotar medidas para evitar desperdício de água nas ligações existentes nos campos de areia dos bairros Marajoara, Alvorada e Klavin. Barilon pede informações sobre a lei que instituiu a CIP (Contribuição de Iluminação Pública) e sobre a taxa de protocolo cobrada na Prefeitura.

O vereador Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT), Will, apresenta requerimento e pede informações sobre a exploração de propaganda nos muros do Estádio Natal Gazzetta.

Já Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho, quer saber sobre projeto de lei que trata do Programa Habitacional que tramita na Câmara. Também pede informações sobre o sistema de abastecimento de água do município e a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais nas atividades de esporte e lazer existentes no município.

Ordem do Dia – Na Ordem do Dia constam três projetos de lei. O primeiro item, de autoria do vereador Ângelo Roberto Réstio, prorroga a duração da licença-maternidade em favor das servidoras públicas, por 60 dias.

O segundo, também de autoria de Réstio, trata sobre a perfuração de poços para a captação de águas subterrâneas.

E o último, de autoria do Executivo, dispõe sobre a desafetação e doação de área à Associação de Pais, Amigos e Deficientes Auditivos de Nova Odessa (Apadano).

Publicado em: 11 de maio de 2009

Publicado por: Marineuza Lira