Starnini apresenta balanço e fala de projetos futuros

O coordenador de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Dimas Starnini, participou de debate na Câmara, na tarde desta segunda-feira (11/05).

O coordenador de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Dimas Starnini (PDT), esteve na Câmara ontem (11/05) no final da tarde para participar de debate sobre o desenvolvimento do município. Ele apresentou um balanço das atividades realizadas pelo setor, nos últimos quatro anos e os projetos que estão em andamento ou que a Administração pretende implantar até 2012.

O coordenador fez uma explanação com apresentação no telão, com dados e gráficos para que tornasse mais fácil o entendimento e todos, inclusive o público, tivessem acesso. Ele também distribuiu aos vereadores mapas e apostilas com detalhes do material apresentado.

Entre os trabalhos realizados estão: criação do Arquivo Público Municipal, reforma do Auditório, reformulação da Prefeitura, restauração de peças publicitárias, criação da Central de Atendimento, implantação da Rodoviária Cidadã, participação efetiva de Comissões, Conselhos e Relação Internacional. O setor ainda deu apoio e participou de atividades da ACE (Associação Comercial e Empresarial), Sebrae, Fiesp, Ciesp, Sesi, Senai e Pólo Tecnológico Têxtil.

Também está sob a responsabilidade desta coordenadoria o Banco do Povo Paulista, o Posto Local do Trabalho, o Prev Cidade (INSS). Na parte de Abastecimento as feiras-livres, a cooperativa Cooper-Quality (costureiras) e as massas falidas.

Neste último item, o coordenador já trabalhou na negociação de várias empresas que foram arrematadas e passarão a ser dirigidas por outros grupos de empresários. É o caso da Dollo Têxtil que foi arrematada pelo Grupo Lupatech e que a partir de 2010 deve faturar R$ 200 milhões por ano.

Renda - Starnini falou ainda da quantidade de inscrições municipais existentes, divididas entre indústrias, comércio e prestadores de serviços. Ele ressaltou que a maior fonte de renda do município são as empresas, que representam 70% do repasse. Falou ainda dos investimentos e sobre os índices de emprego e desemprego.

Para o coordenador o que atrai os empresários para o município é a localização privilegiada, pois a cidade esta situada entre as rodovias Anhanguera e Bandeirantes; a proximidade da Capital; fácil acesso ao Aeroporto de Viracopos (Campinas) e ao Porto de Santos, além de mão-de-obra disponível e custo do metro quadrado da área é o mais baixo da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

“Quando assumi este setor praticamente não tinha atividades. Foi difícil, mas hoje Nova Odessa é referência na região”, afirmou o coordenador. “Nosso diferencial, está principalmente na equipe de funcionários, preocupados em agilizar os procedimentos administrativos”, acrescentou.

2009-2012 – Para este mandato o setor está viabilizando 459 unidades industriais, em vários condomínios. “Vamos dar continuidade a forte política para atrair mais empresas e renda”, frisou.

Entre os objetivos para este período está o de firmar parceria para trazer o Posto do Sebrae e Agência do INSS, assim como o Escritório Regional da Jucesp. Dar continuidade ao projeto Incubadora de Costura, na região do Jardim Alvorada e Capuava, revitalização da Estação Ferroviária, elaboração do Guia Industrial e liberação da inscrição municipal via internet.

Ao final da explanação os vereadores fizeram seus questionamentos e colocações. Ângelo Roberto Réstio (PMDB), demonstrou preocupação com a situação do desemprego. Segundo ele, os dados apresentados parecem menores do que a realidade e ressaltou a importância de ajustar o foco da qualificação profissional.

Já o vereador Vagner Barilon comentou que se preocupa com a lógica usada para atrair empresas e quis saber quem determina onde é área industrial, pois algumas estão instaladas em área central. Ele citou alguns lotes que estão sendo vendidos na Vila Azenha e teme prejuízo à população.

Starnini comentou que o Condur (Conselho de Desenvolvimento Urbano) conta com 25 membros e é responsável para avaliar a destinação das áreas, de acordo com o Plano Diretor. Segundo ele, estas empresas que vem para bairros mais próximos do Centro, são micros ou pequenas empresas, que não trazem prejuízo aos moradores.

O vereador Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho, elogiou o trabalho do coordenador e sua equipe. “Não é fácil estar à frente desta pasta e vocês tem feito um bom trabalho”, ressaltou.

Ao final do debate, o coordenador agradeceu o convite e se colocou à disposição dos parlamentares.

Publicado em: 12 de maio de 2009

Publicado por: Marineuza Lira