Membros da Apnen apontam necessidades e aprovam obras de acessibilidade na Câmara

Membros da Apnen participam de reunião na Câmara e aprovam acessibilidade no piso térreo.

Membros da Apnen (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Nova Odessa) participaram de uma reunião na noite desta terça-feira (16/06) na Câmara de Nova Odessa, com o presidente da Casa José Mário Moraes (PMDB). Em seguida visitaram as instalações de acessibilidade no piso térreo. Também fizeram parte da reunião, pelo Poder Legislativo, o vereador Adriano Lucas Alves (PSDB) e o chefe de serviços Celso Franco.

Pela entidade compareceram: o presidente Carlos Alberto Raugust e seus filhos Rodrigo e Renato (cadeirante), além de Adriane Sezarino, mãe de Luã (cadeirante) e Eurípedes Gilson Guedes, também portador de necessidades especiais.

Na reunião eles discutiram questões relacionadas a acessibilidade no município. Comentaram que muitas das rampas feitas nas calçadas da cidade não estão de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Algumas estão muito inclinadas, estreitas ou ainda com degrau para ter acesso à pavimentação asfáltica. Isso dificulta muito o trânsito do cadeirante.

“Uma dessas rampas, localizada próximo à agência do Bradesco, foi feita de frente para uma árvore, não tem como o cadeirante passar. E nessas outras com a inclinação errada eles correm o risco de cair e se machucar”, comentou Carlos Raugust.

O vereador Adriano se prontificou a fazer um requerimento solicitando que a Administração faça um reparo nas rampas que estão construídas erradas e a manutenção do calçamento.

O presidente da entidade falou ainda da necessidade de terem um censo no município, que aponte onde moram os portadores de necessidades especiais. Com uma estatística mais ampla, podem trabalhar e ver as necessidades em relação à acessibilidade. “Com o censo vamos saber onde tem maior circulação de pessoas portadora de necessidades especiais”, frisou. A entidade pretende trabalhar com um folheto explicativo, anexo na conta de água, para chegar a estas pessoas.

Raugust se comprometeu a fazer um levantamento, dos principais pontos de circulação das pessoas, começando pela área central. “A longo prazo é preciso fazer um trabalho maior, porque ainda não conseguimos circular sozinhos”, comentou Renato.

Aprovação - Durante o encontro o presidente da entidade comentou que eles têm pressa na aprovação do projeto de lei que está tramitando na Câmara que reconhece a Apnen como sendo de utilidade pública. Uma vez tendo este reconhecimento a mesma pode receber verba do governo estadual, que está sendo pleiteada pelos deputados Francisco Sardelli (PV) e Antonio Mentor (PT).

O presidente José Mário determinou a coleta de assinatura do mesmo para que possa ser apreciado e votado na próxima Sessão Ordinária, segunda-feira, dia 22 de junho.

O presidente aproveitou o encontro para comentar as adaptações feitas no andar térreo do Poder Legislativo, que agora conta com total acessibilidade. Foram instaladas rampas de acesso a cozinha, pátio, sala do vereador Vagner Barilon (PSDB) e da Presidência.

José Mario informou que até o início de julho pretende estar com novo projeto para o prédio da Câmara, que será apresentado ao promotor. “Aqui tinha previsão para instalar um elevador, mas o prédio não é nosso e o custo é alto, R$ 150 mil. Vamos construir nosso prédio”, explicou o presidente.

Ao final da conversa, os presentes visitaram as dependências do Legislativo e aprovaram os serviços realizados em relação a acessibilidade. “O acesso ficou ótimo e a reunião foi muito proveitosa, pudemos discutir várias reivindicações”, comentou Carlos Raugust.

Renato também aprovou o serviço. “Ficou muito bom, consigo subir e descer as rampas sozinho. Se todo lugar fosse assim facilitaria muito. Na cidade temos muitos problemas”, finalizou.

Publicado em: 17 de junho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira