Trânsito é destaque na sessão dos vereadores estudantes

Os vereadores estudantes se reuniram mais uma vez nesta sexta-feira (26/06) pela manhã. O pricipal assunto discutido foi o trânsito.

O assunto mais abordado na sessão dos vereadores estudantes, na manhã desta sexta-feira (26/06), na Câmara de Nova Odessa, foi o Trânsito. As crianças apresentaram indicações que continham pedidos para a implantação de faixa de pedestre e lombada na Avenida São Gonçalo, assim como lombadas e sinalizações no bairro São Francisco, pois os carros não respeitam os pedestres e fazem manobras radicais.

Outro pedido nesta área é a revisão da sinalização de trânsito, de solo e placas nas proximidades da Emef do Jardim São Manoel.

A solicitação para a implantação de ciclovias no município voltou a ser feita, pela representante do Colégio Biocêntrico, Marina Galvão. O objetivo é preservar o trânsito e a vida das pessoas que utilizam esse meio de transporte.

A presença de vigia ou guarda também voltou à pauta através de indicação do estudante Gabriel Gonçalves, da escola Salime Abdo, localizada no Jardim Alvorada. A proposição visa garantir a segurança dos alunos, dos pais, professores e demais profissionais dos estabelecimentos de ensino.

Ainda na questão de segurança os estudantes pedem maior atuação da ronda escolar. Foi apontado que na escola Joaquim Rodrigues Azenha, do Jardim São Manoel, há problemas com drogas próximo a escola.

A falta de ônibus para transportar as crianças é uma constatação na escola Dante Gazzetta (Centro). De acordo com indicação, apresentada por Larissa de Oliveira, muitos estudantes são transportados em pé, pois só tem um ônibus que faz o serviço.

Suplentes - A coordenadora do Programa, Carla Rebolo, comentou que será feito um estudo, vão ver se tem como fazer uma emenda na lei que criou este Programa para que os suplentes também tenham direito a voto. Eles participam de todas as reuniões e se manifestam, mas não tem direito a voto, só os titulares. “Acredito que se conseguirmos esta mudança vamos envolvê-los mais e assim terão mais responsabilidade também”, defendeu.

Carla elogiou a atuação de alguns vereadores que tem participado das reuniões dos vereadores estudantes. Neste encontro estavam presentes os parlamentares Gervásio de Brito (PDT), Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT) e Vagner Barilon (PSDB). “Eles contribuem bastante com explicações e o legal é que muitas vezes trabalham com assuntos que também são apresentados pelos estudantes, estão em sintonia, como foi o caso dos vigias, do desassoreamento do Quilombo e a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)”, conclui.

Publicado em: 26 de junho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira