Orçamento da Câmara é apresentado a vereadores e servidores

O presidente José Maria Moraes (PMDB) apresentou Orçamento da Cãmara para o próximo ano, aos demais vereadores e funcionários. O documento está sujeito a alterações.

O presidente da Câmara de Nova Odessa José Mário Moraes (PMDB), apresentou na manhã desta quarta-feira (08/07) o Orçamento do Poder Legislativo, para o exercício de 2010. O documento foi elaborado por uma equipe técnica, com funcionários do setor Jurídico, Contabilidade, o diretor e outros, além da participação do presidente e do vereador Vagner Barilon (PSDB), que se dispôs a contribuir.

O presidente fez questão de enfatizar que o documento estava em debate, ou seja, aberto para que os colegas possam apresentar sugestões para mudanças. Ele lembrou que esta é a primeira vez na história do Poder Legislativo que o Orçamento é elaborado e discutido com essa amplitude. “Vivemos uma democracia, a idéia é que todos possam contribuir, assim os cuidados com o dinheiro público serão redobrados e a população melhor atendida”, frisou.

Todos os vereadores participaram da apresentação, entre eles Vagner Barilon (PSDB) e Ângelo Roberto Réstio (PMDB) elogiaram a atitude do presidente em abrir as discussões.

“Nós só temos oito dotações (recursos financeiros, destinados a realização de um programa, projeto ou atividade). Temos que nos preparar, porque logo vamos receber o Orçamento do Município, que são 340 dotações. Quando chegar o da Prefeitura teremos condições de analisar um pouco melhor”, afirmou o presidente.

José Mário comentou que nestes primeiros meses ele e a Mesa Diretora tomaram conhecimento do andamento dos mais diversos processos dentro da Câmara. Disse que pretende investir, ainda este ano, na informatização de alguns setores como a Recepção e Almoxarifado, assim como na compra de equipamentos de informática. “Temos que ter estrutura para trabalhar”.

Ele também lembrou que tem incentivado alguns servidores na realização de cursos para a sua capacitação, as próximas pessoas a participarem serão as recepcionistas, para melhorar ainda mais o atendimento aos munícipes, e em seguida os vigias, para que tenham uma atenção ainda maior na questão de segurança.

Em seu relato o presidente apresentou os orçamentos de anos anteriores e traçou um paralelo com este ano e com o próximo exercício. A estimativa é de um Orçamento de R$ 3.665 milhões, para 2010, o que corresponde a 4,6% do Orçamento Municipal.

Sonho - Comentou ainda a vontade de realização do sonho que é a construção do novo prédio da Câmara e para isso já constam reservas no próximo Orçamento.

“Vamos ter reuniões específicas sobre este assunto com os vereadores. Precisamos da anuência de todos. No próximo ano seremos mais comedidos. Tenho que ter os pés no chão”, acrescentou. José Mario apresentou um esboço, com a divisão de órgãos, departamentos e setores do novo prédio e onde o mesmo deverá ser construído, na Praça dos Três Poderes, localizada em frente à Prefeitura.

Nesta questão mostrou dados que apontaram um gasto de R$ 1,284 milhões com o pagamento de aluguel na Câmara, de 2001 a 2012 e ainda uma devolução de recursos para a Prefeitura no montante de R$ 4.796 milhões, no período de 2000 a 2009.

Por último, informou que na tarde desta quarta-feira, seria protocolado um documento na Promotoria Pública, atendendo a determinação do promotor Carlos Alberto Ruiz Nardy, sobre a questão da acessibilidade, que incluía a construção de um elevador no prédio atualmente ocupado pelo Legislativo. A justificativa para não instalar o elevador é o fato de investir um alto valor em prédio que não é da Câmara e por trabalharem com a intenção de construir um novo prédio, totalmente adaptado.

O Orçamento da Câmara deverá ser repassado para a Prefeitura até o dia 30 de julho. O presidente aguarda, nos próximos dias, manifestação dos vereadores para possíveis mudanças.

Publicado em: 09 de julho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira