Tucanos protocolam pedidos na SSP

Vereadores do PSDB se reuniram com secretário adjunto da SSP, William Sampaio, e protocolaram três pedidos que beneficiam o município e região.

Os vereadores do PSDB, Adriano Lucas Alves, José Carlos Belizário e Vagner Barilon se reuniram na tarde desta segunda-feira (10/08) com o Secretário Adjunto da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, Willian Sampaio de Oliveira. O encontro teve a participação do deputado federal Vanderlei Macris, de seu assessor Benjamin Vieira de Souza, o Bill, do presidente da Câmara de Americana, Cauê Macris e do representante do PSDB de Nova Odessa Wagner Morais.

O objetivo da reunião foi o de buscar melhorias no setor de segurança para a cidade de Nova Odessa. Os parlamentares apresentaram um ofício contendo três pedidos: aumento do efetivo da Polícia Civil, de forma a atender a Resolução SSP-73, que trata sobre a quantidade de policiais civis em uma delegacia de policia, quanto à lotação de funcionários; criação da Delegacia Seccional de Sumaré, abrangendo os municípios de Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Nova Odessa e mudança do sistema Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) para o novo prédio do Ciretran de Nova Odessa.

Os vereadores argumentaram que nos últimos meses a população de Nova Odessa vive uma situação de desespero com o aumento crescente da criminalidade e do número de ocorrências envolvendo furtos e roubos no município. Eles apontaram ainda que a situação encontrada nas estatísticas que a Secretaria dispõe não representa a realidade na cidade, dado ao alto número de casos que a população não registra as ocorrências.

Necessidade - No primeiro semestre deste ano a bancada tucana ouviu a população e fez várias reuniões com representantes dos setores que trabalham com a segurança no município e identificou que a Polícia Civil é a que mais necessita de ajuda no momento. Precisa de recurso humano, o efetivo está bem abaixo do recomendado para a cidade.

“O aumento do efetivo é o primeiro pedido. E sabemos que se for instalada uma Seccional em Sumaré automaticamente esta situação é resolvida, além disso, ajuda também a região”, defendeu o vereador Adriano.

O secretário William Sampaio concordou que o maior problema hoje na Polícia Civil é com o recurso humano. “Falta material humano. Prédio constrói rápido, computador, estrutura é mais fácil, faltam pessoas”, frisou.

Segundo ele, a situação chegou a este ponto porque os concursos eram feitos para o Estado e a preferência era para trabalhar em São Paulo, que tem um salário mais alto, além de gratificação maior. Agora, a Secretaria definiu que os concursos vão ser feitos seccionalizados, ou seja, quando alguém for aprovado vai permanecer por pelo menos três anos na região que prestou o concurso, que é o tempo de experiência.

William Sampaio informou que a Secretaria vai realizar concurso para 180 delegados e quase 900 investigadores para o Estado de São Paulo. Para a Seccional de Americana, que representa nove cidades, incluindo Nova Odessa, devem vir cerca de 20 investigadores. A SSP também pretende diminuir pessoas em alguns setores como no Garra, para privilegiar o plantão.

Seccional - Quanto à questão de instalar uma Seccional em Sumaré, o secretário ficou de encaminhar o assunto ao Delegado Geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto.

“A reunião foi bastante produtiva. O mais interessante é que ficou constatado que o grande problema é o efetivo”, comentou Barilon. “Não sabemos qual será o resultado, mas apresentamos as reivindicações, conversamos, explicamos a situação que está difícil com a falta de segurança. Estamos fazendo nosso trabalho como representante do povo”, acrescentou Belizário.

Macris também gostou do resultado da reunião. “Fico feliz com a atuação dos vereadores de Nova Odessa, buscando soluções para os problemas e mais que isso, estão pensando na região. Estão de parabéns. No que eu puder ajudar estarei com eles”, afirmou o deputado.

Publicado em: 10 de agosto de 2009

Publicado por: Marineuza Lira