Bancada tucana protocola pedidos na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Os vereadores do PSDB estiveram na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nesta segunda (17/08). Na foto com o secretário adjunto Luiz Baggio.

Os vereadores do PSDB Adriano Lucas Alves, José Carlos Belizário e Vagner Barilon estiveram, na manhã desta segunda-feira (17/08), na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Eles foram recebidos pelo assessor político Carlos Alberto Cruz Filho e pelo secretário adjunto Luiz Baggio Neto. Também participou do encontro o assessor do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), Benjamin Vieira de Souza.

Os parlamentares solicitaram ações visando à inclusão e acessibilidade em Nova Odessa. Eles protocolaram um ofício pedindo a secretária estadual, professora doutora Linamara Rizzo Battistella, para que analise a possibilidade de interceder junto a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para que faça a adaptação dos ônibus existentes na rotas que atendem a RMC (Região Metropolitana de Campinas), em especial a cidade novaodessense.

Outros dois pedidos são: enviar a região de Nova Odessa o Centro Móvel de Reabilitação, para atender a demanda e encaminhar verbas ao município para a criação de “rotas acessíveis” dentro da cidade.

O assessor Carlos Cruz comentou que o governo do Estado quer, até 2015, que a Secretaria seja referência mundial no trato da pessoa com deficiência. “Vamos buscar isso, mas para ser referência no mundo ou no Estado, precisamos ser também nos municípios. Tem que ter essa ponte direta”, afirmou.

Ele lembrou que as questões relacionadas a políticas públicas estão ligadas ao gabinete do prefeito, que deve estar sensível ao assunto. “É preciso respeitar todas as questões de acessibilidade, inclusão social, rede de reabilitação e outras”, reforçou.

Acessibilidade - O vereador Vagner Barilon, que é cadeirante, comentou que grande parte das pessoas que tem alguma deficiência tem sua base de formação acadêmica pronta e geralmente a questão da acessibilidade é o grande problema para elas. “Algumas pessoas não têm como se locomover, nesta questão a Secretaria poderia ajudar muito, pode interceder junto a EMTU para adaptar os ônibus”.

Outra questão abordada pelo assessor Carlos Cruz é a que trata sobre as edificações com desenhos universais, o que inclui o planejamento de casas para que qualquer pessoa possa entrar no imóvel. “A deficiência não escolhe horário de chegar”, ressaltou Luiz Baggio. “Vocês, vereadores, podem contribuir muito se exigirem, através de lei, que qualquer construção de uso público atenda as normas técnicas de acessibilidade”, comentou o secretário, afirmando que a Secretaria terá um trabalho intenso no interior na questão de acessibilidade e inclusão social.

Publicado em: 17 de agosto de 2009

Publicado por: Marineuza Lira