Debate esclarece situação das obras da ETE

O debate, realizado na última segunda(24)sobre o contrato e cronograma de obras da ETE foi esclarecedor na opinião dos vereadores.

O debate, que durou cerca de 1h30, sobre o contrato e cronograma de obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), foi esclarecedor na opinião dos vereadores novaodessense. “Entendo que este debate foi muito importante para todos nós, nos transmitiu conhecimento da parte técnica e do edital. Mostrou a real situação do andamento das obras. Eu estou satisfeito”, comentou o presidente José Mario Moraes (PMDB).

A iniciativa de discutir o assunto foi do vereador Ângelo Roberto Réstio (PMDB), o Nenê Réstio, após rompimento de contrato com outra empresa que respondia pela obra. O parlamentar estava preocupado, pois o município tem que cumprir o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público.

Os engenheiros presentes, Arlindo Donato, pela Prefeitura, e Ricardo Ongaro também diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), assim como José Edgar Camolési, representante do Consórcio Acquadom/SCS, responsável pela obra, foram unânimes em afirmar que o sistema adotado na Estação de Nova Odessa será referência para as demais cidades do País.

“Nova Odessa vai ter uma ETE de primeiro mundo. Com tratamento anaeróbico (organismo que sobrevive sem a necessidade de oxigênio), que consome pouca energia, pouco espaço e praticamente sem odor, desde que seja bem controlada”, definiu Camolési. Ele acrescentou que a empresa assumiu a obra há um mês e pretende entregá-la no prazo de 12 meses. “Esperamos que a Estação seja modelo em termos de tecnologia”, frisou. A obra vai tratar 100% do esgoto doméstico do município.

Licitação - O advogado Leonardo Euler dos Reis, do setor Jurídico da Prefeitura, fez uma explanação de todo o processo de licitação para esta obra e do rompimento de outros dois contratos anteriores. De acordo com ele, em virtude dos atrasos acarretados na obra, o prazo definido no TAC foi prorrogado. A ETE deverá ser entregue em dezembro de 2010, com mais seis meses para adaptação. “A obra está em dia, pode ser fiscalizada e acompanhada. Existe um empenho para que seja entregue na data programada”, afirmou Reis.

Ricardo Ongaro fez uma explanação sobre as obras dos emissários/coletores, em qual etapa se encontram, com detalhes sobre o cronograma de obras. “Nova Odessa será privilegiada, pois é a única cidade que eu conheço que vai tratar 100% do seu esgoto sem gastar energia elétrica, pois o processo acontecerá por gravidade”, explicou Ongaro.

De acordo com o engenheiro, 92% da obra já foram concluídos. O investimento maior é por parte do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), cerca de 80%, a Administração entra com contrapartida de 20% sempre que recebe recursos deste setor.

“Sentimos que é uma prioridade para a Administração entregar a ETE. A Prefeitura deve cobrar dos municípios vizinhos para que os mesmos façam sua lição de casa e também tratem seus esgotos”, afirmou Nenê Réstio.

O vereador José Carlos Belizário (PSDB) questionou as autoridades se haverá aumento no custo do serviço. Ongaro disse que não tem valores no momento, porém acredita que deverá aumentar, pois atualmente cobram pela coleta e afastamento do esgoto e com a ETE haverá o tratamento.

Las Palmas e Acapulco - O vereador Vagner Barilon (PSDB) questionou se a Coden e a Administração teriam algum projeto para levar água e tratamento de esgoto para os bairros Las Palmas e Acapulco, que ficam do outro lado da rodovia Anhanguera. Ele lembrou que os moradores destes loteamentos sofrem, principalmente com a falta de água, pois mantém poços caipiras, que secam no inverno.

Representantes da Administração informaram que pretendem trabalhar com o programa “Água Limpa” do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), com o fornecimento de água potável e esgoto para os bairros citados. O projeto prevê uma estação de tratamento própria para aquela região.

Publicado em: 26 de agosto de 2009

Publicado por: Marineuza Lira