Segurança Pública - Presidente diz que há inversão de valores

Presidente participa de Fórum de Segurança Pública e diz que há inversão de valores

Presidente da Câmara de Nova Odessa, José Mario Moraes (PMDB), esteve presente na manhã desta segunda-feira (21/09) no I Fórum de Segurança Pública e Justiça Social e comentou que a situação é grave, pois está havendo uma inversão de valores. “Este é o início de uma longa estrada, que precisa aprofundar bastante. O que está ocorrendo é inversão de valores, o crescimento da criminalidade e a dificuldade das corporações, sem estruturas para enfrentá-los. Porém temos que enfatizar que Segurança Pública é de responsabilidade de todos”.

O evento aconteceu no auditório do Iasp (Instituto Paulista Adventista de Educação), em Hortolândia. E foi promovido pelo Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Participaram das discussões os jornalistas Percival de Souza e Luciano Facciolli, ambos da Rede Record de Televisão; o promotor de justiça criminal de São Paulo, José Carlos Blat; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Luiz Henrique Calandra; o deputado estadual Major Olímpio; a deputada estadual Ana Perugini; o jurista Sérgio de Azevedo Redó; o coordenador de projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, tenente-coronel Wilquerson Sandes e o presidente do Parlamento e presidente da Câmara de Hortolândia, George Julien Burlandy, que mediou o debate.

As discussões focaram os temas: aumento da violência, crimes organizados, pedofilia, drogas, superlotação carcerária e a necessidade do trabalho integrado entre os operadores de Segurança Pública na Região Metropolitana.

Foram apresentadas várias sugestões como forma de combater a criminalidade, uma delas foi o toque de recolher. Defenderam a criação de leis que dificultem o trabalho do crime organizado, investimentos nas polícias, no Poder Judiciário, no sistema carcerário e na educação.

No final do evento, Burlandy informou que será elaborado um documento contendo as principais citações feitas no encontro, que será enviado a todos os presidentes de Câmaras da RMC. “A RMC é uma região muito boa, muito rica, mas tem muitos problemas que precisam ser sanados com atuações conjuntas”, frisou.

Publicado em: 22 de setembro de 2009

Publicado por: Marineuza Lira