Pólo Legislativo debate saúde em Nova Odessa

A Câmara de Nova Odessa foi sede da 7ª Reunião do Pólo Legislativo, na tarde desta sexta-feira (25).

O presidente da Câmara de Nova Odessa, José Mário Moraes (PMDB) dirigiu, na tarde desta sexta-feira (25), a 7ª reunião do Pólo Microrregional Legislativo, que reúne os presidentes das câmaras de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e Monte Mor.

O tema saúde mais uma vez predominou nas discussões dos chefes dos Legislativos no gabinete da presidência de Nova Odessa, enquanto as assessorias jurídicas das Casas discutiam a elaboração de um estatuto para a entidade no Plenário. Uma minuta já foi apresentada e os advogados estão em fase de análise e adaptação para aprovação dos parlamentares até o final do ano.

Os presidentes definiram a necessidade de ampliar o debate sobre o atendimento do Hospital Estadual de Sumaré.  Por este motivo irão assinar um ofício do Pólo convidando o diretor da unidade de Saúde e também à Diretoria Regional de Saúde VII, responsável por Campinas e região, para a próxima reunião em Monte Mor no dia 30 de outubro às 15 horas.

O presidente de Hortolândia, George Burlandy informou que, devido à importância do assunto, esse próximo encontro deve ser um preparativo para o Fórum de Saúde que o Parlamento Metropolitano deverá realizar no ano que vem na cidade de Hortolândia. “Este mês a entidade que congrega os presidentes de 19 Legislativos da Região Metropolitana de Campinas realizou um grande evento sobre Segurança naquele município”, comentou.

Além da próxima reunião em Monte Mor, o calendário das atividades do Pólo para este ano inclui uma reunião na cidade de Vinhedo, dia 27 de novembro junto com os demais Pólos Legislativos do Parlamento Metropolitano. E, fechando os trabalhos do ano, os presidentes ainda deverão se reunir na cidade de Sumaré no dia 18 de dezembro.

Resultados

Ainda na reunião, os presidentes presentes foram informados que a Central Reguladora de Vagas que seria transferida para São Paulo, prejudicando as internações e transferências da região, permanece em Campinas até o momento. “Parece que houve um consenso por parte dos responsáveis após a Moção de Apelo aprovada nas câmaras que integram o Pólo”, afirmou o presidente de Nova Odessa.

Estiveram presentes, além de José Mário, os chefes do Legislativos de Hortolândia, George Julien Burlandy (PR), de Sumarém Geraldo Medeiros (PT) e o de Monte Mor, Rogério Malufe (PDT). Ainda participaram do encontro diretor de Monte Mor, Eduardo Roberto Lima Junior e os advogados Luiz Fernando Bortoleto (Hortolândia), Grazielly Diniz (Sumaré) além de Jéssica Cósimo e Simone Saldanha, ambas de Nova Odessa.

Pólo

A meta principal do Pólo Microrregional é trazer para discussão, em reuniões periódicas, os temas mais relevantes e tratá-los diretamente com os governos estadual e federal. Alguns assuntos importantes que são tratados com autoridades estaduais são estradas, saúde, segurança pública, desenvolvimento econômico, dentre outros. As seis cidades juntas têm uma população estimada de quase um milhão de habitantes.

Publicado em: 25 de setembro de 2009

Publicado por: Renata