Aprovado projeto de lei que define implantação da “Creche para Idosos”

Os vereadores aprovaram na última sessão projeto de lei de autoria de Adriano Lucas Alves (PSDB), o professor Adriano, que autoriza o Poder Executivo a implantar a Creche para Idosos no município. Em junho deste ano, a bancada do PSDB esteve na Praia Grande (SP), em busca de maiores informações sobre este projeto, que está em pleno funcionamento naquele município. Na ocasião, Adriano esteve acompanhado do colega tucano José Carlos Belizário. Eles foram conhecer as instalações e funcionamento da casa, localizada na cidade litorânea.

“Este projeto tem um alcance social muito grande. Espero que o prefeito (Manoel Samartin – PDT) se sensibilize e o implante em um momento oportuno. Nos já tínhamos conversado e ele sinalizou positivamente para que trouxéssemos o projeto”, analisou o vereador. Ele defendeu que este programa converge com outros já existentes no município, como a Vila dos Idosos, as atividades desenvolvidas com o grupo da Melhor Idade e as Academias da Melhor Idade (AMI).

De acordo com levantamento apresentado pelo parlamentar, o município tem 5.285 idosos e muitas destas pessoas não têm com quem ficar durante o tempo em que seus parentes ou responsáveis estão em atividades fora dos lares. “A grande vantagem da creche dos idosos, é que a pessoa não fica em regime interno, mantém um convívio familiar. A proposta é que eles passem o dia na Creche, participam de uma série de atividades e preservem a convivência com a família”, acrescentou o professor. Ele defendeu que esta mudança promove, inclusive, melhora na auto-estima do idoso e consequentemente diminui o índice de surgimento algumas doenças.

Proposta - De acordo com o programa o objetivo é atender idosos a partir de 60 anos, em horário comercial. O acompanhamento deverá ser prestado por médicos, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais ligados à área. A Creche destinará um número mínimo de vagas a familiares que não tenham onde deixar o idoso enquanto estão trabalhando.

O estudo e planejamento da Creche deverão ser de responsabilidade da Coordenadoria de Promoção Social e da Secretaria da Saúde. O projeto de lei sugere ainda que o Poder Executivo firme convênios com empresas, bem como órgãos federais e estaduais, no sentido de viabilizar parcerias para a execução da referida atividade.

A bancada do PDT, composta pelos vereador Cláudio José Schooder, o Leitinho; Antonio José Rezende Silva; Gervásio de Brito e Vanderlei Aparecido da Rocha, o Will, votou contra a propositura por entender que a matéria deveria ser apresentada pelo Executivo. Como houve empate, com quatro votos favoráveis e quatro contrários, o presidente, José Mario Moraes (PMDB), utilizando-se do voto minerva, desempatou a favor do projeto.

Praia Grande – Na Praia Grande, a creche abriga, alimenta, dá assistência médica e suporte social, durante o dia, a quem tem mais de 60 anos e os filhos trabalham fora. O atendimento é para 32 pessoas. Já o Espaço Conviver oferece várias atividades em um período. O estabelecimento é mantido pela Prefeitura e trata-se de uma iniciativa pioneira no País.

No Espaço Conviver, que é um outro projeto desenvolvido no mesmo local, recebe diariamente cerca de mais 60 pessoas que se envolvem em diversas atividades. A equipe oferece um calendário com atividades das mais variadas, costura, pintura, bordados, tricô, crochê, jogos diversos, canto, teatro, culinária, ginástica, oração e outros. No total são 2 mil inscritos.

O atendimento no Espaço Conviver é feito em mais três casas no município. A Prefeitura arca com toda a manutenção dos espaços, inclusive os funcionários e conta com o trabalho de muitos voluntários. A equipe de costura, tricô, crochê e bordado trabalha peças de enxovais para bebês. Todos os meses produzem 40 enxovais que são repassados para o Setor Social e atendem as mães carentes do município.

Publicado em: 22 de outubro de 2009

Publicado por: Marineuza Lira