José Mário e Gervásio participam de comemorações dos 20 anos do Consórcio PCJ

O presidente da Câmara de Nova Odessa, José Mário Moraes (PMDB) e o vereador Gervásio de Brito (PDT) participaram da solenidade dos 20 anos do Consórcio PCJ em Paulínia.

O Consórcio Intermunicipal dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí celebrou 20 anos de fundação nesta quinta-feira, (22/10) em evento no Theatro Municipal da cidade de Paulínia. O presidente da Câmara de Nova Odessa, José Mário Moraes (PMDB) e o vereador Gervásio de Brito (PDT) participaram da solenidade. Eles representam o Poder Legislativo da cidade na entidade.

José Mário, que é Coordenador dos Agentes de Interlocução, reafirmou a importância do Consórcio PCJ. “Trata-se de uma entidade reconhecida não apenas em nossa região, mas em todo País e até fora dele. Eu tive a satisfação de ser vice-presidente e conhecer de perto a seriedade, transparência e compromisso com o meio ambiente de todos os técnicos”, comentou. “Um evento como este dignifica as ações realizadas ao longo destes anos”, concluiu.

Para Gervásio a oportunidade de também integrar o Consórcio é uma experiência marcante já em seu primeiro ano de legislatura. Ele é Agente da Bacia Recanto, responsável por zelar, levantar sugestões ou apontar problemas com relação ao local. “Eu me sinto privilegiado por atuar em um órgão como o Consórcio. Neste evento pude perceber a grandeza da atuação e a responsabilidade deles. Estão todos de parabéns por estes 20 anos”, afirmou.

O prefeito de Hortolândia e presidente do Consórcio, Ângelo Perugini (PT) disse que a associação deu certo e nestes 20 anos vem mudando e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Pouco antes do seu pronunciamento, ele quebrou o protocolo e pediu que todos fizessem uma oração de gratidão a Deus, conduzindo o público nas preces num dos momentos mais emocionantes da cerimônia.

Atualmente, com 43 prefeituras e 27 empresas consorciadas, o Consórcio PCJ firma-se como a maior autoridade brasileira em defesa das bacias. O Coordenador de Projetos, Francisco Lahóz, também frisou esse reconhecimento da sociedade e ressaltou a importância internacional da entidade.

Cerca de 500 pessoas participaram do evento entre representantes de Prefeituras, das Secretarias Municipais, das Câmaras Municipais, das Empresas Consorciadas, além de importantes nomes do governo federal e estadual, da sociedade civil, entre outros.

Na ocasião foram apresentados novos produtos do Consórcio PCJ. Entre eles o vídeo comemorativo de 15 anos da Semana da Água, o novo web design do site da entidade, a Revista Nossas Águas – edição de 20 anos, o novo projeto gráfico do Informativo Água Viva, além de um selo comemorativo dos 20 anos do Consórcio e um cartão postal.

A cerimônia homenageou os fundadores do Consórcio PCJ, os ex-presidentes, os ex-presidentes do Conselho Fiscal, os ex-coordenadores da Plenária de Entidades e todos os consorciados presentes.

Um show do cantor Renato Teixeira, célebre por composições como “Romaria” e “Frete” – tema do seriado Carga Pesada, exibido pela Rede Globo, encerrou as comemorações. Teixeira levantou a platéia ao cantar a canção “Rio de Piracicaba” em homenagem aos 20 anos do Consórcio.

Publicado em: 23 de outubro de 2009

Publicado por: Renata