Tucanos dão continuidade ao trabalho para a vinda de novos cursos técnicos

Vereadores do PSDB estiveram reunidos com a professora Lara Laganá, do Centro Paula Souza e com o deputado Vanderlei Macris com o objetivo de trazer mais cursos técnicos para o município.

A bancada tucana da Câmara de Nova Odessa tem se empenhado para trazer mais cursos técnicos para o município. O objetivo é o de ocupar salas que estão ociosas, através do Programa de Expansão da Educação Profissional, do Governo do Estado de São Paulo.

Os vereadores José Carlos Belizário e Vagner Barilon estiveram em São Paulo na última segunda-feira (23/11), acompanhados do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), em reunião com a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Os parlamentares falaram da necessidade de disponibilizar cursos técnicos na escola estadual Professora Silvania Aparecida Santos, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Nova Odessa. Uma bandeira levantada pelo grupo, que tem como integrante também o vereador Adriano Lucas Alves, que não pode estar presente por estar lecionando na data da reunião.

Em ofício entregue a diretora relataram a necessidade de mais cursos técnicos e profissionalizantes no município, dada a crescente demanda por empregos qualificados na Região Metropolitana de Campinas (RMC). “Tais cursos ajudam a garantir uma maior competitividade da população jovem no mercado de trabalho, assim como na requalificação e especialização da mão-de-obra já existente”, definiram.

Belizário e Barilon frisaram ainda que o Centro Paula Souza tem se destacado como referência na disponibilização de cursos técnicos e tem feito um brilhante trabalho no aproveitamento das salas de aula ociosas da rede estadual de ensino.

A diretora sinalizou de forma positiva para a vinda de mais cursos para Nova Odessa. O deputado ressaltou a iniciativa dos vereadores. “Não poderia ser diferente o pleito dos vereadores, por isso pedimos a professora Laura para viabilizar, o mais breve possível o curso da Expansão II para Nova Odessa. Foi uma reunião muito produtiva”, definiu.

Democratizar – O Programa de Expansão da Educação Profissional visa democratizar o ensino técnico e promover a expansão da rede educacional. Propõe a instalação de classes descentralizadas de Escolas Técnicas (ETECs), em salas ociosas da rede estadual de ensino, para a implantação de cursos profissionalizantes, no período noturno.

Os cursos oferecidos nos municípios contemplados são: Administração, Comércio, Contabilidade, Secretariado, Logística, Marketing, Serviços Imobiliários, Técnico Jurídico, Técnico em Seguro, Rede de Computadores, Informática e Informática para a Internet.

Nesses cursos poderão se inscrever alunos que estão cursando o Ensino Médio ou que já concluíram. Eles são compostos por três módulos e terão duração de 18 meses.

Publicado em: 26 de novembro de 2009

Publicado por: Marineuza Lira