Barilon sugere GPS em ônibus para acabar com atrasos

Objetivo é melhorar a fiscalização nas linhas intermunicipais

Melhorar a qualidade do serviço prestado pelos ônibus coletivos das linhas intermunicipais, acabando com os atrasos e o não cumprimento de alguns itinerários. Esta é a intenção do presidente da Câmara, vereador Vagner Barilon (PSDB), que solicita a instalação de equipamentos GPS (Global Positioning System) nos veículos. O pedido é feito à EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), responsável pela fiscalização dos ônibus.

Esta semana Barilon encaminhou requerimento no qual pede informações da Gerência Regional de Campinas da EMTU, que controla as linhas intermunicipais. De acordo com o vereador, existem muitas queixas de munícipes com relação à qualidade do transporte público coletivo, em especial das linhas que atravessam o Município. Uma das principais reclamações diz respeito a atrasos nos horários em que ônibus deveriam passar nos respectivos pontos de parada.

Além disso, cidadãos contam que nem todos os ônibus cumprem rigorosamente o itinerário, em todos os horários, desviando a rota e causando transtornos aos usuários. “Existem reclamações da frequencia com que os ônibus passam, principalmente os que vêm de Americana até o Jardim São Jorge”, exemplifica Barilon. O vereador entende que a instalação de equipamentos de GPS nos ônibus das empresas que prestam o serviço funcionaria como um mecanismo eficaz no monitoramento.

Desde o ano passado o presidente da Câmara tem encaminhado requerimentos à EMTU sobre a possibilidade de instalação dos equipamentos. “Facilitaria, e muito, o trabalho de fiscalização. Porque para a EMTU multar uma empresa de transporte precisa trazer um fiscal até Nova Odessa e nem sempre é possível flagrar as situações apontadas”, descreve Barilon. “Com o GPS, a partir de uma sala de controle um fiscal pode saber, em qualquer horário e dia, onde estava o ônibus”, destaca.

O vereador menciona que o levantamento do itinerário permite a aplicação de multas nos casos de descumprimentos. “A instalação de GPS tem custo extremamente baixo e facilitaria a fiscalização”, reforça Barilon. Para o chefe do Poder Legislativo, a redução nos atrasos é mais um incentivo para as pessoas deixarem o transporte particular e aderirem ao transporte coletivo. “Diminui o tráfego de veículos e o consumo de combustíveis, colaborando inclusive com o meio ambiente”, completa. No primeiro momento a proposta é destinada aos ônibus intermunicipais, para depois solicitar à Prefeitura nas linhas municipais.

Publicado em: 02 de maio de 2013