Acompanhe nossas redes sociais

Vereador pede intérprete de libras em provas de CFC

Tiãozinho teve aprovado requerimento esta semana

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (PDT), encaminhou esta semana requerimento a órgãos estaduais de trânsito solicitando a disponibilização de intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para atendimento da demanda nas provas para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação. Ele defende que haja instrutor habilitado nos CFCs (Centros de Formação de Condutores), conforme estabelece a legislação em vigor.

O documento do parlamentar foi enviado à CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) e ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), que inclusive tem Portaria estabelecendo o seguinte: “Para atendimento aos candidatos com deficiência auditiva no Estado de São Paulo, as instituições ou entidades credenciadas para o processo de formação, de atualização, de reciclagem para condutores infratores e de qualificação deverão disponibilizar interprete da Língua Brasileira de Sinais para atendimento da demanda”.

Além disso, os CFCs que ministram cursos de prática de direção veicular aos candidatos com deficiência auditiva e que em sua unidade circunscricional haja banca especial, deverão apresentar no mínimo um instrutor de trânsito habilitado para atuar como intérprete de LIBRAS, por ocasião da renovação de alvará. Os deficientes auditivos que fazem o CFC na cidade têm o intérprete de libras, mas a prova é realizada em Português, sendo que nem sempre as pessoas que falam em LIBRAS entendem o Português.
 
O vereador solicita a disponibilidade de instrutor habilitado tendo em vista a legislação e a existência em cidades vizinhas como Americana. “Gostaríamos que em Nova Odessa incluíssem, para dar a mesma oportunidade aos deficientes auditivos daqui”, destaca. O presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), elogiou a iniciativa do colega, pediu para assinar junto e sugeriu que no futuro elaborem um projeto para atender a reivindicação.


Publicado em: 03 de maio de 2013

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!