Barilon busca garantir estacionamento gratuito

Proposta é reduzir alíquota do ISSQN aos estacionamentos de bancos em benefício de deficientes e idosos

Criar tributação diferenciada de ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) às empresas que exploram os estacionamentos das agências bancárias de Nova Odessa que ofereçam espaço gratuito aos deficientes físicos e idosos. Essa é a proposta em estudo pelo vereador e presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), para facilitar a vida de quem mais sofre com a falta de vagas no Centro da cidade.

De acordo com o vereador, a legislação impede que ele apresente uma lei nesse sentido, já que não é competência do vereador legislar sobre esse tema, mas sim exclusividade privativa da União. “Minha intenção é que o estacionamento seja gratuito a deficientes e idosos. Mas se partir de mim uma lei nesse sentido, essa lei seria facilmente anulada, já que não é competência minha tratar desse assunto”, explicou Barilon.

Como alternativa, o vereador apresentou requerimento solicitando informações da prefeitura sobre a alíquota aplicada para a cobrança do imposto. “Minha intenção é criar uma lei, seja partindo do meu gabinete, seja partindo do gabinete do prefeito, que tribute de forma diferenciada as empresas que ofereçam o estacionamento gratuito aos deficientes e idosos. Assim, quem oferecer o benefício pagaria menos e quem não oferecer, pagaria mais. É uma forma de garantir esse benefício sem infringir a lei”, explicou Barilon.

Segundo o presidente da Câmara, pelo menos duas agências da cidade cobram pelo estacionamento de seus clientes e usuários. “Pensei em criar uma lei isentando deficientes e idosos dessa cobrança, mas eu não teria amparo legal. Há decisões do ministro Joaquim Barbosa que apontam que a medida invade competência da União. Por isso encontrei essa alternativa que permite alcançar o mesmo objetivo de forma legal”, completou Barilon.

Publicado em: 30 de agosto de 2013

Publicado por: Assessoria de Comunicação