Vereadores pedem melhorias em obras de rodovia

Rodovia Arnaldo Mauerberg tem problemas na duplicação

Os vereadores discutiram com grande ênfase na sessão de segunda-feira (30) sobre problemas existentes nas obras de duplicação da Rodovia Arnaldo Julio Mauerberg, que liga Nova Odessa com a Rodovia Anhanguera. Foram apontados erros ao longo de todo o projeto, desde o trevo de acesso aos bairros Jardim Nossa Senhora de Fátima e Residencial Triunfo até as proximidades da empresa KS Pistões. Os parlamentares querem providências antes que os trabalhos sejam concluídos.

O tema foi abordado em plenário devido a requerimento do vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), no qual solicita informações do Poder Executivo sobre a realização de gestões junto ao D.E.R. (Departamento de Estradas de Rodagem) para solucionar os problemas detectados no trevo dos bairros Nossa Senhora de Fátima e Triunfo. Durante a discussão do documento de Poneis, diversos vereadores se manifestaram a respeito.

A duplicação inclui 5,5 quilômetros e o orçamento da obra é de quase R$ 12 milhões, realizada pelo Governo do Estado. Em visitas ao local, vereadores constataram algumas situações de perigo existentes e também desconformidades em vários trechos. Como exemplo, há a confluência de três ruas e ausência de sinalização para orientar os motoristas na entrada dos dois bairros mais próximos.

Outro ponto conflitante é o estreitamento da pista, de forma extremamente brusca, logo após a curva conhecida como “bambuzal”, elevando a possibilidade de acidentes nesse ponto. Os parlamentares acreditam que, além da fiscalização, outras medidas relacionadas à reavaliação dessas obras são necessárias para assegurar a qualidade e a segurança que a população espera do empreendimento.

Os integrantes da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Desenvolvimento Urbano da Câmara também pretendem agir. Os vereadores Celso Gomes dos Reis Aprigio - Celso Concrenova (PSDB), Carla Furini de Lucena (PSDB) e Sebastião Gomes dos Santos – Tiãozinho (PDT) estudam as medidas possíveis. “Ficou muito perigoso o local, mas ainda dá tempo de correr atrás para resolver os problemas”, aponta Celso. “Estamos preocupados com essa situação e a Comissão de Obras pretende acompanhar os trabalhos”, reforça Tiãozinho.

O presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), esteve no local e constatou questões como a colocação de canteiro com grama sobre o asfalto. “É um absurdo. A empresa colocou uma guia no meio da pista e deixou o asfalto embaixo, com 15 centímetros de terra e a grama em cima. Quando chover ou tiver estiagem a grama não vai sobreviver”, explica.

Barilon sugeriu aos colegas o envio de moção de apelo aos deputados eleitos pela região, ao D.E.R. e à Prefeitura, para que haja o aditamento do contrato e assim seja possível consertar os problemas antes do término dos trabalhos pela empresa contratada. “Precisamos interceder para arrumarem o projeto, que ficou horrível. É algo urgente”, finaliza.

Publicado em: 01 de outubro de 2013