Vereadores recebem militarem que farão treinamento

Tropas do Exército estarão se preparando para missão no Haiti

O presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (1º) dois representantes da Divisão de Comunicação Social do Exército Brasileiro: o 2º tenente Ricardo Filinto e a 1ª tenente Quéli Curtinaz. Os militares informaram que o 19º Contingente do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT 19) iniciarão treinamentos de capacitação, em Nova Odessa, para atuarem no Haiti durante uma missão internacional.

Além de Barilon, os militares foram recepcionados pelos vereadores Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (PDT), e Cláudio José Schooder, o Leitinho (PDT). No final de outubro serão ministradas instruções que contemplam ações de segurança (patrulha, segurança de pontos sensíveis, entre outras), ações humanitárias (atendimento médico, dentário, distribuição de alimentos, etc) e ações de apoio à população.

Os treinamentos são realizados simultaneamente nas cidades que enviarão tropas para o Haiti. Além de Campinas, também farão parte do BRABAT 19 unidades de todo Estado de São Paulo, sediadas em Caçapava, Campinas, Guarujá, Itu, Lins, Lorena, Osasco, Pirassununga, São Paulo e São Vicente. Os cerca de 1.200 militares se concentrarão em Campinas e boa parte deles treinará em Nova Odessa a partir do final de outubro. O embarque para o Haiti é na segunda metade de novembro, com retorno em junho de 2014.

Os representantes do Exército explicaram que haverá diversas ações de treinamento no território novaodessense e também simulações de situações reais. “Procuramos informar a população para que tudo ocorra dentro da normalidade”, detalha o tenente Filinto. Segundo ele, é importante os cidadãos saberem dos treinamentos das tropas militares, além de ações sociais e de apoio à segurança municipal.

O presidente da Câmara deu as boas-vindas aos militares e garantiu o apoio do Poder Legislativo nas ações a ser desenvolvidas no Município. “Estaremos auxiliando no que for necessário, para que esta respeitada corporação realize os treinamentos em Nova Odessa”, ressaltou Barilon. Diversos veículos do Exército já começaram a circular pelas ruas da cidade e parte do contingente está conhecendo as dependências locais.

Publicado em: 02 de outubro de 2013