Bancada tucana pede mais de R$ 10 milhões do Estado

Vereadores aproveitaram audiência pública do orçamento para apresentar pedidos ao município

A bancada do PSDB na Câmara de Nova Odessa protocolou na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), mais de R$ 10 milhões em solicitações de obras para serem inclusas no Orçamento Estadual de 2014. Os pedidos foram feitos durante audiência pública do orçamento do Estado em Americana, na semana passada. Os pedidos contemplam obras nas áreas de saneamento, trânsito e saúde. De Nova Odessa, Barilon foi o único que teve direito a usar a palavra.

É a primeira vez que o Governo do Estado promove audiência pública do orçamento em Americana. Dos quatro vereadores da bancada do PSDB que assinaram os pedidos, Vagner Barilon e Avelino Xavier Alves, o Poneis, participaram do debate e protocolaram os pedidos ao presidente da Comissão, deputado Mauro Bragato.  Segundo Bragato, a participação dos vereadores é fundamental para que sugestões de emendas ao orçamento estadual sejam feitas. As propostas deverão ser incluídas no projeto orçamentário por iniciativa da Comissão ou de parlamentares.

O Orçamento do Estado de São Paulo para 2014 tramita na Assembleia Legislativa e já recebe emendas. São Paulo tem o segundo maior orçamento do país, depois do orçamento da União. A receita estimada para 2014, de R$ 188,9 bilhões, é 9% maior que a deste ano. O valor total de investimentos é de R$ 25 bilhões, 5,5% acima do previsto para 2013. O valor total do Orçamento contempla arrecadação de R$ 122,8 bilhões de ICMS e R$ 13 bilhões de IPVA. A peça estima inflação de 5,5% e crescimento do PIB paulista de 2,5%, em 2014.

“Apresentamos pedidos pontuais, como verbas para combate a enchentes e pavimentação de vias e também pedidos de obras importantes, como água e esgoto no Pós-Anhanguera e um hospital metropolitano, unidade extremamente necessária, pois o hospital de Nova Odessa é classificado como primário. Os pacientes em estado grave recebem o atendimento inicial e são removidos para os hospitais secundários e terciários. Outra situação que justifica o pedido se refere à oferta de mais vagas de Unidade de Tratamento Intensiva”, disse Barilon, presidente da Câmara.

Veja os pedidos feitos:

·         Hospital Metropolitano para atender as dezenove cidades da região.

·         R$ 1,5 milhão para serem utilizados em obras contra enchentes e de drenagem

·      R$ 1,5 milhão para compra de equipamentos para o setor de Obras e Urbanismo

·         Construção de alça de acesso à Rodovia dos Bandeirantes

·         R$ 2 milhões para obras de asfaltamento da Estrada Municipal Eduardo Karklis