Vereadores adiam votação das contas do ex-prefeito

Pedido de vistas aconteceu para que o responsável pelos gastos tenha amplo direito de defesa

Os vereadores adiaram a votação do Projeto de Decreto Legislativo que rejeita as contas de 2011 do ex-prefeito Manoel Samartin (PDT). A proposta estava na Ordem do Dia da Sessão de ontem (dia 25), mas recebeu pedido de vistas do vereador José Pereira (PPS). O argumento para adiar a votação é que os documentos solicitados pela defesa do ex-prefeito só chegaram a Câmara na sexta-feira. Segundo Pereira, adiar a votação é garantir amplo direito de defesa ao ex-prefeito.

O assunto tem gerado polêmica na Câmara. A Comissão de Finanças e Orçamento havia apresentado projeto aprovando as contas, seguindo o parecer do Tribunal de Contas do Estado. Posterior ao protocolo do projeto, o vereador José Pereira e o presidente Vagner Barilon (PSDB) identificaram supostas irregularidades nas contas e apresentaram o caso à Comissão, que retirou o projeto inicial e propôs novo projeto.

De acordo com Barilon e Pereira, ao apresentar os dados das contas de 2011, o então prefeito não informou os precatórios das represas, o que teria, segundo os vereadores, induzido os auditores do Tribunal ao erro.

Durante a sessão de ontem dois advogados de Samartin estiveram na Câmara e receberam documentos solicitados para a defesa. Pereira disse que adiar a votação era necessário para que Samartin possa ter amplo direito de se defender e convencer os vereadores de que não houve irregularidade.

Ainda na sessão de ontem os vereadores aprovaram projeto de autoria do vereador Antonio Alves Teixeira, o professor Antonio (PT), que cria o diploma de Mérito Cultural na cidade.

Publicado em: 26 de novembro de 2013

Publicado por: Assessoria de Comunicação