Recursos permitirão acessibilidade em espaços públicos

Barilon sugeriu linha de financiamento para Prefeitura

Desde que assumiu como vereador em 2009, Vagner Barilon (PSDB) colocou como uma de suas prioridades apresentar sugestões que tragam melhorias aos deficientes. Cadeirante há quase 20 anos, ele deu várias contribuições ao longo do mandato e a última delas, aceita pela Prefeitura, é o financiamento de até R$ 2 milhões a juros zero, junto ao Governo do Estado, para a execução de intervenções de acessibilidade na cidade.

O Poder Executivo enviou projeto celebrando a operação de financiamento com a Desenvolve SP - Agência de Fomento do Estado de São Paulo, destinado à adequação dos espaços públicos no âmbito da linha Investimento de Acessibilidade Urbana. O prazo total de financiamento é de 72 meses, incluindo o prazo de carência de até 12 meses. O projeto foi aprovado e se tornou lei após a sanção do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB).

“Essa lei autoriza o município a contrair um empréstimo de até R$ 2 milhões junto à Agência de Fomento Paulista com taxa de juros zero. Esse dinheiro será usado para adaptação dos locais públicos às pessoas com deficiência. É uma linha de crédito que eu sugeri a adoção pelo município e fico feliz em poder contribuir nessa questão”, cita Barilon. O presidente comemora a viabilidade de recursos para realização de melhoria dos acessos aos deficientes.

De acordo com a justificativa do projeto encaminhado à Câmara, “o Município pretende tomar as medidas apropriadas na identificação e eliminação de obstáculos e barreiras à acessibilidade para assegurar o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas”. A iniciativa seguirá determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), abrangendo vias públicas e edificações de uso coletivo e privado. O projeto está sendo elaborado pela Prefeitura e adequado à realidade dos recursos a serem financiados.

Publicado em: 18 de dezembro de 2013