Presidente recebe representantes da Festa do Figo

Barilon foi convidado para abertura oficial da festa de Valinhos

O presidente da Câmara de Nova Odessa, vereador Vagner Barilon (PSDB), recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (17) representantes da 65ª Festa do Figo e 20ª Expogoiaba de Valinhos, evento este que ocorre entre os dias 18 de janeiro e 2 de fevereiro.

A Rainha Drielle Fracaroli, a 1ª Princesa Carolina Filigoi e a 2ª Princesa Amanda Lopes vieram pessoalmente convidar Vagner Barilon e o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB) para a abertura do evento que marca o início do calendário festivo do Circuito das Frutas.

Na maior parte da programação, os portões estarão abertos, com exceção de dois shows especiais. Estreado este ano, o formato garante a volta de grandes atrações artísticas para o evento, como Péricles, Latino, Paralamas do Sucesso, Fernando & Sorocaba, César Menotti & Fabiano e NX Zero. Neste sábado, dia 18, as festividades serão abertas às 9 horas com missa. A partir das 10 horas, haverá ato solene de abertura com a presença de autoridades. Depois, por volta das 10h30, show inédito com o padre Fábio de Melo.

O figo chegou a Valinhos em 1901, trazido da Itália pelo imigrante Lino Busatto. Na década de 1910, a fruta já era produzida em grande escala e tornava a cidade conhecida nacionalmente como “a capital do Figo Roxo”. Em 1995 a Expogoiaba foi incorporada ao evento iniciado em 1949, devido ao crescimento da produção do fruto na cidade. Atualmente a festa é o principal evento turístico de Valinhos. “São eventos como esse que a região se fortalece, com um alcance nacional”, ressalta Barilon. “É a principal festividade do município, que a população espera o ano todo. É o equivalente à nossa Festa das Nações”, completa.

Publicado em: 17 de janeiro de 2014