Professor Bi articula reforma da escola Dante Gazzetta

Presidente da Câmara protocolou ofício que visa ainda tombar o prédio como patrimônio histórico de Nova Odessa

O presidente da Câmara de Nova Odessa, vereador Vladimir Antonio da Fonseca (DEM), o professor Bi, protocolou hoje na Secretaria Municipal de Educação um ofício solicitando reforma do prédio da escola Dante Gazzetta. Por se tratar da primeira unidade educacional da cidade, ele pede ainda o tombamento histórico do prédio, a fim de preservar a arquitetura do imóvel.

De acordo com o ofício, o vereador defende a educação como princípio básico de uma sociedade evoluída, próspera e organizada. “Investir em educação é garantir um futuro correto à nossas crianças”, defendeu.

Professor Bi salientou todos os esforços do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza na área. “Exemplos não faltam, tais como Creches 12 horas, ampliação em 110% do número de vagas em creches, efetivo funcionamento de três novas creches, reformas em unidades, maior reconhecido e capacitação de seus professores, criação do bônus pela meritocracia, concessão da sexta falta abonada, enfim, foram e são muitos os avanços”, lembrou. Ele citou ainda a construção da Etec, que são cerca de R$ 17 milhões em investimentos.

“Nova Odessa tem, reconhecidamente, uma Educação exemplar, de alta qualidade. Mas nosso desafio é avançar. Neste sentido, tomo a liberdade de solicitar especial atenção à Emef Dante Gazzetta. Se faz necessária uma ampla reforma, afim de que possamos continuar oferecendo educação de alta qualidade às nossas crianças, sem, contudo, desconsiderar o aspecto físico e histórico do imóvel”, disse.

PRIMEIRA ESCOLA
A escola Dante Gazzetta é a primeira unidade educacional de Nova Odessa. Foi criada em 17 de março de 1932, então como Grupo Escolar de Nova Odessa. Ao longo de seus 84 anos, o então Grupo Escolar se chamou EEPG (Escola Estadual de Primeiro Grau), EEPSG (Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus), EE (Escola Estadual) e enfim, Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental), em agosto de 1999, quando foi municipalizada.

Leva o nome de Dante Gazzetta porque foi construída em área doada pelo patrono, imigrante italiano. Em seus 84 anos de existência, passaram pelos bancos dessa importante escola alunos que se tornaram grandes e importantes homens e mulheres de nossa sociedade. “Estudei nesta escola da minha primeira a quarta séria, entre os anos de 1968 a 1971. Ela faz parte da minha história”, finalizou o presidente.

Publicado em: 24 de junho de 2016