Com música e emoção Projeto Guri e Orquestra Mirim ganham sede própria

Vereadores participaram da entrega oficial do prédio no Jardim Eneides

Música, emoção e famílias reunidas marcaram a manhã do último domingo, dia 26, durante a entrega oficial da sede do Projeto Guri e Orquestra de Violeiros Mirins de Nova Odessa. Os vereadores Sebastião Gomes dos Santos (PMDB), o Tiãozinho do Klavin, Vagner Barilon (PSDB) e o presidente Vladimir Antonio da Fonseca (DEM), o professor Bi participaram da inauguração que contou com apresentação da orquestra e atividades de recreação e lazer aos moradores.

“Sendo professor de Educação Física vejo que nem todas as crianças têm habilidades para o esporte, que já sabemos que é uma ótima opção para o contra turno das aulas dos nossos pequenos. Já o Projeto Guri e a Orquestra de Violeiros Mirins são opções para as crianças que tem habilidades para a música. Este espaço que estava abandonado pelas antigas administrações, virou mais uma joia para a educação de nossas crianças”, disse o presidente da Câmara.

Ao lado da primeira-dama Andrea Souza, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza destacou os desafios de transformar o local que estava abandonado. “Um local que antes era abandonado, que servia pra juntar bichos e preocupar os moradores, hoje dá espaço a uma casa onde as crianças e adolescentes são incentivados a praticar atividades musicais, onde têm acesso à cultura e podem ampliar seus conhecimentos”, disse.

Em janeiro deste ano, o vereador Vagner Barilon (PSDB), acompanhou o prefeito Bill em uma visita técnica no prédio da antiga escola do Jardim Eneides, que hoje é a sede dos projetos, para a aprovação da acessibilidade do prédio. Na ocasião, o vereador elogiou as instalações.

Em funcionamento desde março, as aulas que antes eram realizadas em salas de aula da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Simão Welsh. Agora, a nova sede do projeto Guri e Violeiros Mirins fica na Rua Sumaré, 276, no Jardim Eneides.

Projeto Guri
O projeto é uma parceria entre a Diretoria de Cultura e Turismo, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e CCR AutoBAn, e atende 94 alunos com aulas dos mais variados gêneros musicais, desde canções populares, músicas folclóricas e composições eruditas.

As inscrições para novas turmas acontecem até o dia 8 de julho e as informações podem ser obtidas no site www.projetoguri.org.br.

Violeiros Mirins
A Orquestra de Violeiros Mirins de Nova Odessa foi criada em março de 2013 e conta com o apoio da empresa novaodessense Profil, que acreditou no incentivo para esse projeto Cultural-Educacional. O objetivo da orquestra é resgatar a música raiz e contribuir para o crescimento cultural dos alunos de Nova Odessa.

São aproximadamente 50 crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e também alguns alunos da rede estadual e as aulas, sem custos para a Administração Pública, acontecem sempre às quartas-feiras em quatro períodos, sendo dois de manhã e dois à tarde, no contra turno das aulas.

Publicado em: 27 de junho de 2016