Carla Lucena participa de reunião do Condema

Vereadora falou sobre projetos que podem ser beneficiados com o Fundo Municipal

Na manhã da última quinta, dia 22, a presidente da Câmara, Carla Lucena (PSDB) participou da 44ª reunião ordinária do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Nova Odessa. O presidente Paulo Henrique Bichof comandou a reunião que contou também com a presença dos membros do Conselho e da diretora municipal de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela.

Os assuntos em pauta foram o PMEA (Programa Municipal de Educação Ambiental), abordado pela coordenadora de Educação Ambiental, Méria de Jesus; além da participação da Prefeitura na Câmara Temática de Recursos Naturais do PCJ (Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) com explanação do João Demarchi, pesquisador do Instituto de Zootecnia; e opções para utilizar os recursos disponíveis no Fundo Municipal de Meio Ambiente.

“Acho muito importante estar próxima ao Condema para que juntos, possamos unir forças para realizar obras que a cidade necessita. Neste momento mesmo estamos precisando de um projeto básico para buscar recursos públicos ou privados e realizar o desassoreamento da lagoa do Parque Ecológico Isidoro Bordon. Já fiz até um requerimento com o vereador Tiago Lobo (PCdoB) solicitando este desassoreamento”, explicou Carla Lucena, que já foi secretária municipal de Meio Ambiente.

Segundo a presidente da Câmara, o uso sugerido de recursos do Fundo Municipal seria no custeio de despesas com outorgas (autorizações) ambientais para realizar a benfeitoria. Com o documento resultante em mãos, viabilizaria o projeto para, em seguida, poder captar os recursos. “Precisamos dessa base, que é o projeto, para então sair em buscar de recursos estaduais, federais ou até com uma Parceria Pública Privada”, ressaltou.

Para ela, além do desassoreamento da lagoa do Bosque, outros projetos também são de grande importância para o município. “Outro projeto muito importante para ser priorizado é o de Sustentabilidade Hídrica desenvolvido pelo vereador Vagner Barilon (PSDB) com o pesquisador Rinaldo Calheiros, do IAC (Instituto Agronômico de Campinas)”, reforçou a presidente da Câmara.

O Condema de Nova Odessa conta com 15 integrantes titulares e seus suplentes, que representam órgãos públicos das esferas municipal e estadual, assim como entidades representativas e a sociedade civil.

Publicado em: 23 de junho de 2017