Vereadores participam do lançamento das ações de recuperação do Quilombo

O prefeito anunciou a ação no plantio de 28 ipês brancos em homenagem aos 28 anos de criação do consórcio PCJ

Publicado em: 10 de outubro de 2017

Na manhã desta terça-feira, a presidente da Câmara, Carla Lucena (PSDB), e os vereadores Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB) e Levi Tosta (PSB) participaram, ao lado do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, do lançamento das ações de engajamento e sensibilização sobre a recuperação do Ribeirão Quilombo, com o plantio de 150 mudas nativas às margens do curso d’água. Na ocasião foram plantadas também 28 mudas de Ipê Branco em homenagem aos 28 anos de fundação do Consórcio PCJ, que será comemorado no próximo dia 13.

 

“O Ribeirão Quilombo passa por algumas cidades nestes quase 50 quilômetros de percurso. Estamos fazendo a nossa parte, pois hoje Nova Odessa não despeja nada de esgoto no rio, temos 100% do esgoto da cidade tratado e farei o possível para que as outras cidades também façam a parte delas. Só assim teremos a recuperação do nosso Ribeirão Quilombo”, explicou o prefeito Bill.


A presidente Carla Lucena, que foi a Primeira Secretária de Meio Ambiente da cidade, ressaltou a importância da conscientização ambiental na população, bem como nos alunos, que já são engajados por natureza. “Acredito que todo este carinho e responsabilidade em que o prefeito Bill está tendo com o Meio Ambiente, em especial com o Ribeirão Quilombo, faz com que o sonho pareça ainda mais possível graças a parceria de todos. Estamos juntos nesta causa”, afirmou a presidente.


Durante o evento foi apresentado o plano de investimentos para a recuperação das matas ciliares e de contenção de cheias, com a implantação de pequenos reservatórios às margens do ribeirão, que prevê investimentos de mais R$ 165 milhões em 10 anos.


“Quando o PCJ começou, uma das nossas preocupações era com a piracema que esta sim é a garantia de vida nos rios. Este era um dos nossos desafios e conseguimos. Assim como o PCJ fez a piracema voltar para os rios, vocês voltarão a pescar no Ribeirão Quilombo”, disse o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz empolgando a todos.


Os alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Paulo Azenha, fizeram uma encenação para abrir o evento e encerraram as atividades com o plantio de mudas ao lado das autoridades presentes.


Todos os convidados receberam um adesivo que faz parte das ações de engajamento e sensibilização sobre a recuperação do Ribeirão Quilombo, com a hashtag “Vamos Salvar o Quilombo”.

 

28 anos de PCJ
O consórcio que nasceu com a união de 11 municípios da região das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), em prol da água inspirados pela Campanha Ano 2000. Nesses 28 anos de atuação a entidade contribuiu de forma direta e indireta pela melhoria do abastecimento de água na região, que atinge índices de quase 99%, o tratamento de esgoto saltou de 3% em 1989 para 72% em 2017, as perdas hídricas somavam mais de 50% e hoje estão em média de 36%, e as Bacias PCJ foram pioneiras na elaboração de um programa exclusivo para recuperação de matas ciliares, tendo acumulado o plantio de 4,2 milhões de mudas em mais de duas décadas de atividades.


Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email