Vereador sugere programa para zerar filas na Saúde

Tiãozinho se espelhou no programa Saúde Já, do vereador americanense Rafael Macris

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (MDB), protocolou um requerimento no qual pede informações sobre a possibilidade de implantação de programa semelhante ao desenvolvido pelas cidades de São Paulo (Corujão da Saúde) e Americana (Saúde Já). O objetivo da implantação de um programa semelhante é para equacionar o déficit de atendimento médico especializado existente na rede municipal de Saúde de Nova Odessa. O documento é assinado também pelo vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB).

“Já tinha tomado conhecimento do projeto Corujão da Saúde, da Prefeitura de São Paulo e, agora vimos que em Americana, um projeto semelhante, chamado de Saúde Já foi proposto pelo vereador Rafael Macris. A ideia é excelente, pois supre a necessidade atual de uma demanda de exames, por exemplo, contratando o serviço de clínicas particulares como prestadores de serviço”, explicou Tiãozinho.

Para o parlamentar, a implantação de um programa semelhante em Nova Odessa agilizaria alguns serviços prestados na cidade ou, que estão em uma filha muito grande nos hospitais de referência do Estado.

O programa Saúde Já, idealizado pelo vereador americanense Rafael Macris, foi inspirado no Corujão da Saúde, da Prefeitura de São Paulo. O programa consiste na abertura de um chamamento para que médicos e pequenas clínicas particulares se cadastrem e prestem o serviço para o Município. Em Americana, são cerca de 30 mil consultas represadas e serão compradas cerca de 4 mil consultas por mês, a R$ 52,00 reais cada. A previsão, portanto, é que em seis meses seja possível zerar a fila existente naquela cidade.

Publicado em: 19 de abril de 2018